TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Urbanismo Gleba na Arquitetura

Por:   •  10/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.910 Palavras (12 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 12

Introdução


    Dimensão

Geometria

A gleba te uma geometria bastante diferenciada do entorno, por ser uma área bastante ondulada com formas curvas.

Localização

A gleba esta localiza no bairro Luther king, próximo ao DETRAN, e na divisa do bairro Padre Eurico, sentido cidade norte, as principais vias de acesso e pela avenida Antônio Sílvio Barbieri, rua Marilia que passa em frente ao Detran e rodovia Olívio Zanella

Topografia:

O relevo da região de Francisco Beltrão é caracterizado como ondulado e até montanhoso a escarpado localizado no Terceiro Planalto do Paraná, ou Planalto de Guarapuava, tem como maiores elevações, formando um relevo típico de platôs elevados com áreas planas limitadas por quebras de relevo com desníveis acentuados.

   Sondagem

[pic 1]

A empresa de serviços geológicos do Paraná Mineropar , após analisar o solo da região de Francisco Beltrão, o classificou como predominantemente latos solo roxo, com profundidade elevada principalmente nas partes plainas do relevo. Notou-se também a presença de terra roxa estruturada nas encostas de maior declividade. Nas áreas íngremes e escarpadas, observaram-se grande quantidade de afloramentos de rocha, cobertas por delgada camada de solo novo. Com a presença também de uma grande quantidade de pedras, classificadas como solos litólicos. Nas várzeas e cabeceiras de drenagens, áreas com predomínio de alta saturação de água e ocorrência de solos hidro mórficos ou gleyssolos. Nas várzeas mais extensas e junto aos sopés das encostas mais íngremes surgem os colúvios e aluviões, muitas vezes misturados no que se denomina cobertura colúvio-aluvial.

Obstáculos físico Naturais

A região da gleba e cercada de área de proteção ambiental que segue ao longo do rio marrecas, e uma região que em alguns pontos se percebe uma espécie de lagoas de e de bastante declividade

Paisagem

Vegetação

A cobertura vegetal original do município é considerada como Floresta Ombrófila Mista. As árvores nativas mais comuns são o Pinheiro-do-paranáAngicoCedroIpê-roxoIpê-amarelo,CanafístulaCerejeira entre outras. Atualmente a cobertura vegetal está bastante diminuída em relação há 20 anos atrás, porém ainda existem muitas áreas cobertas por mata nativa, principalmente nas partes de relevo mais acidentado. Durante os últimos 20 anos extensas áreas cobertas por Eucaliptos e Pinus vêm sendo plantadas, sendo que estas duas espécies representam hoje duas das principais espécies vegetais encontradas no município, sendo muito utilizadas como lenha e para produção de papel. Já na área urbana a cobertura vegetal é razoavelmente boa, sendo as espécies mais disseminadas o Ligustro, a Ana-Cauíta.

Hidrografia

município é servido por duas bacias hidrográficas distintas. A maior, em área, e mais importante é a do Rio Marrecas, que serve como fonte primária de captação de água para a parte urbana. Este Rio corre de Oeste para leste, corta a cidade ao meio, onde sua largura é aproximadamente 20 metros com profundidade inferior a um metro, e que deságua no Rio Chopim, que por sua vez deságua no Rio Iguaçu. Já na parte Oeste do município, a bacia hidrográfica é a do Rio Jaracatiá, que deságua diretamente no Rio Iguaçu, próximo ao município de Nova Prata do Iguaçu.

Clima

O clima predominante de Francisco Beltrão  Classificado  como, temperado, com invernos amenos cuja temperatura é superior a -3°C e inferior a 18°C e verões quentes com temperatura superior a 22°C

Sistema Viário

É obrigatório a adoção das disposições presente nas Lei, em todos os empreendimentos imobiliários, loteamentos, desmembramentos, unificações ou arruamentos que vierem a ser executados no Perímetro Urbano.

As vias do Município, tem as seguintes funções de acordo com suas classificações descritas no plano diretor :

  • -Anel Central – são as vias que definem a área central da cidade, destinadas à distribuição dos fluxos, preferenciais, com usos preferenciais de comércio e serviços;
  •    Vias Centrais – são as vias internas ao trapézio central, caracterizadas como integrantes da área central da cidade, com preferencialidade para as vias de sentido noroeste/sudeste, exceto a Rua Ten. Camargo.
  •   Vias Arteriais – são as vias destinadas à ligação entre os principais bairros, para a distribuição os maiores fluxos, são preferenciais, definidas como principais vias de comércio e serviços.
  •     Vias Coletoras – são as vias que fazem ligação entre bairros, coletando e distribuindo o tráfego local e de passagem, são preferenciais, abrigando os itinerários das linhas de transporte coletivo.
  •      Vias Locais – são as vias que permitem o acesso às propriedades privadas ou a áreas de atividades específicas.
  •      Via de Pedestres – é a via destinada à circulação exclusiva de pedestres.
  •       Vias de Contorno – são as vias que direcionam o tráfego de carga para as rodovias que dão acesso ao município, preferenciais.
  •     Ciclovia – via destinada à circulação exclusiva de bicicletas.

Estudo de impacto de vizinhança

Os empreendimentos que causarem grande impacto urbanístico e ambiental definidos nos artigos 49 e 50, adicionalmente ao cumprimento do demais dispositivos previstos na legislação urbanística, terão sua aprovação condicionada elaboração e aprovação EIV a ser apreciado pelos órgão competentes municipais.

Lei Municipal definirá os empreendimentos e atividades que dependerão de elaboração do Estudo Prévio de Impacto de Vizinhança (EIV) e do Relatório de Impacto de Vizinhança (RIV) para obter as licenças ou autorizações de construção, ampliação ou funcionamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (321.3 Kb)   docx (535.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com