TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que você compreende por BIM?

Por:   •  14/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 2

1)O que você compreende por BIM? Justifique.

É uma plataforma utilizada para desenvolver os projetos. No BIM – Modelagem da Informação da Construção – todas as informações referentes a construção, em todas as fases, são feitas em um só modelo visando a integração de proficionais e sistemas em um trabalho colaborativo.

2)Com base nas informações apresentadas pelo material fornecido, explique a respeito do surgimento dos conceitos de BIM e suas aplicações.

A evolução dos softwares e hardwares, trouxe transformações na forma de fazer projetos, deixando de ser usados apenas desenhos bidimensionais, como o CAD, e começando a usar modelos tridimensionais. Com a necessidade de uma plataforma que integre tudo isso, surgiu o BIM, que pode ser utilizado em todas as fases de projeto.

3)Em quais necessidades o conceito de BIM propõe solucionar? Isso aplica-se apenas aos escritórios de Arquitetura/Engenharia? Porquê? Justifique.

O BIM foi criado pensando nos processos de criação da construção civil, para Arquitetos e Engenheiros. Ele propõe automatizar os processos de projeto, trazendo várias vantagens aos em comparação aos metodos tradicionais de planejamento e controle, obtendo mais informações disponíveis para tomar melhores decisões de projeto, reduzindo o tempo e custo na execução da obra.

4)A respeito das principais utilizações da tecnologia BIM, cite-os e descreva, expondo seu ponto de vista em relação à cada um dos itens apresentados no Fascículo.

As principais utilizações do BIM são no projeto e suas fases de concepção do projeto, documentação do projeto, visualização do projeto, compatibilização dos projetos, revisão de projeto, análise de eficiência energética, avaliação de critérios de sustentabilidade, análises de engenharia, extração de quantitativos. É uma fase importantíssima, pois as decisões tomadas que seram levadas a obra, e é necessário a visualização total do projeto.

A construção que envolve o planejamento da logística de canteiro, planejamento e controle 4D, coordenação 3D, fabricação digital, gestão de custos, mock-ups virtuais.

Operação e manutenção, que compreende a programação de manutenção preventiva, análise dos sistemas do edifício, gerenciamento do edifício, gerenciamento dos espaços, plano de evacuação do edifício modelo consolidado (final). Importante para saber o comportamento do edificio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (29.8 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com