TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é argamassa

Por:   •  31/8/2017  •  Projeto de pesquisa  •  683 Palavras (3 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 3

O que é argamassa?

Argamassa é um elemento muito utilizado na construção civil desde tempos antigos, até hoje; devido à estre grande uso encontramos hoje em dia uma enorme variedade de argamassas que podem ter usos diversos para várias funções.

Ela é uma mistura de homogênea de um ou mais materiais, sendo, aglomerantes inorgânicos, agregado miúdo e agua, contendo ou não aditivos* ou adições, com propriedades de aderência e endurecimento.

Tipos de argamassa

Argamassas colantes:

Existem 3 tipos de Argamassas Colantes, que recebem as siglas AC-I, AC-II e AC-III. Todas são compostas por cimento + areia + aditivos. O que as difere é o consumo de cimento e a quantidade de aditivos que promovem a aderência e a retenção de água

AC-I: Argamassa colante industrializada com resistência a esforções mecânicos e termo higrométricas. É utilizada para o assentamento de cerâmicas na parte térrea e de paredes internas da construção.

AC II: Argamassa colante industrializada com características de adesividade que permitem absorver os esforços existentes em revestimentos de pisos e paredes internos e externos sujeitos a ciclos de variação termo higrométricos e a ação do vento. É utilizada em ambientes internos e externos em pisos, paredes, e em lajes com vão inferior a 5 metros como áreas ao ar livre, fachadas, piscinas de água fria, pisos cerâmicos industriais ou de áreas públicas.

AC III: Argamassa colante industrializada que apresenta aderência superior  em relação às argamassas dos tipos I e II. É utilizada para assentamento de porcelanatos e de revestimentos cerâmicos em ambientes mais agressivos como piscinas de água quente, saunas e churrasqueiras e também é utilizada para grandes placas.

AC-III-E (ESPECIAL): Argamassa colante industrializada que atende aos requisitos dos tipos I e II, com tempo em aberto estendido.
Especialmente indicada para fachadas que durante o assentamento estejam submetidas à insolação direta.

Argamassa de revestimento:

Utilizamos 3 argamassas para revestimento normalmente, são elas chapisco, emboco e reboco, com exceção do reboco paulista onde utiliza-se apenas o emboco e o reboco; estas são argamassas à base de cal, à base de cimento e argamassas mistas de cal e cimento. Dependendo das proporções entre os constituintes da mistura e sua aplicação no revestimento, elas recebem diferentes nomes em seu emprego (conforme NBR 13529/1995):

Chapisco: Camada base, formada da mistura de cimento, areia e aditivos, aplicada de forma continua e descontinua, com o objetivo de deixar a superfície uniforme, afim de melhorar sua aderência capacidade de absorção.

Emboco: Camada constituída de uma mistura de areiacimento e cal, é utilizada para regularizar e cobrir a superfície da base, com ou sem chapisco, criando uma superfície que permita receber a camada de reboco ou revestimento decorativo.

Reboco: Utilizada para cobrir o emboco, criando uma superfície que lhe de condições de receber o revestimento decorativo ou que se constitua no acabamento final.

Argamassa aérea.

São argamassas que são utilizadas sem a utilização de agua, são aplicadas e secam com o ar, e tem como característica ser muito frágil em relação à agua e qualquer tipo de umidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (62.9 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com