TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS CONCEITOS DE REGIÃO E REGIONALIZAÇÃO: ASPECTOS DE SUA EVOLUÇÃO E POSSÍVEIS USOS PARA A REGIONALIZAÇÃO DA SAÚDE

Por:   •  22/12/2021  •  Resenha  •  851 Palavras (4 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA DO ARTIGO:

OS CONCEITOS DE REGIÃO E REGIONALIZAÇÃO: ASPECTOS DE SUA EVOLUÇÃO E POSSÍVEIS USOS PARA A REGIONALIZAÇÃO DA SAÚDE

Fabio Betioli Contel possui graduação em Geografia, e mestrado e doutorado em Geografia Humana. Sendo que a maior parte da sua formação foi na Universidade de São Paulo (USP), onde é docente do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. O artigo analisado busca refletir os conceitos de região e regionalização que aparecem ao longo do século XX, trazendo-os para uma discussão atual a respeito da área da saúde.

As noções de “região” e “regionalização” enquanto conceitos da geografia humana passaram por longos processos de estudo e significação até chegarem nas definições que fazem mais sentido de acordo com aspectos socioculturais, políticos, econômicos e territoriais da atualidade. Nesse sentido, Contel procurou retomar os conceitos de região e regionalização a partir de três debates importantes presentes na interface da geografia e da saúde:

  1. O resgate de conceitos ligados à tradição da relação homem/meio na fase da “transição epidemiológica”;
  2. A releitura da geografia das “redes urbanas” como elemento para se pensar as atuais redes de atenção à saúde e para o uso do “complexo industrial da saúde” como mecanismo de desenvolvimento regional;
  3. A utilização dos conceitos de região e regionalização com origem no marxismo para enfatizar os aspectos materiais e imateriais que estão na base da formação de regiões no atual período da globalização.

Na primeira vertente, vê-se uma necessidade em criar uma classificação para regionalização à medida que a “geografia regional” surgia na Europa e Estados Unidos. Dentro dessa perspectiva físico-territorial, com a adição do fator da interferência humana, Vidal La Blache propôs a ideia de que a homogeneidade dos elementos do meio natural somada às ações dos homens em determinada área seriam os pontos de partida para a delimitação de uma região, definindo, a partir dessa linha de pensamento, o que ele chamou de “gênero de vida”. Dessa forma, percebe-se, que as primeiras definições de regionalização tinham foco maior para a paisagem e menos atenção às relações humanas em si, dentro de um mesmo espaço (e para além deste).

Com o fim da segunda guerra mundial, o debate região/regionalização adquire um novo aspecto: as redes de cidades, que é a segunda vertente discutida pelo autor. Nessa época, espalhava-se pelo mundo um grande de otimismo proporcionado pelos avanços tecnológicos nas áreas da informática e da comunicação. Assim, as pessoas começaram a estar cada vez mais conectadas com outras distantes de sua localidade. Nesse contexto, iniciaram-se na Europa as primeiras discussões introduzindo a noção de redes urbanas e seu papel decisivo no processo de formação das regiões. Um dos objetivos da busca pelo aprofundamento dos estudos regionais pelos geógrafos europeus consistia, em direcionar o pensamento para a ideia de planejamento regional e este enquanto dever estatal.

O terceiro debate tem suas bases a partir dos anos 60, com a utilização dos conceitos de região e regionalização pela ótica do marxismo, de forma a enfatizar os aspectos materiais e imateriais que estão na base da formação de regiões no período da globalização. Nesses estudos, o geógrafo francês Bernard Kayser, citado pelo autor, levantou uma compreensão de como as regiões são formadas, tendo como base de análise cinco fatores para o que ele considerou o “processo liberal” da regionalização: naturais, históricos, quanto à polarização, à comunicação e à administração. A partir da visão desse autor, que reconhece as regiões como organismos vivos e necessitados de coesão para funcionarem, Kayser (1971, p. 83) considerava que “[...] a regionalização é o meio, assegurando a melhor utilização possível do espaço, de contribuir ao desenvolvimento”. Após esses momentos, nos anos 70, todas as teorias passam por diversas críticas pautadas em uma abordagem marxista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (80.9 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com