TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS MATERIAIS E TECNICAS CONSTRUTITVAS

Por:   •  30/8/2021  •  Seminário  •  4.215 Palavras (17 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA NA PREVENÇÃO DE ACIDENTES

Fernanda Souza Silva1 Lorran Lopes Marquini2 Octavio Scaramussa Sabadini3

Ednéa Zandonadi Brambila Carletti4

RESUMO

Equipamento de Proteção Individual (EPI) refere-se a um equipamento de utilização individual, tendo como função minimizar certos acidentes além da proteção contra certas doenças que, muitas vezes, podem ser ocasionadas pelo ambiente de trabalho. Devem-se utilizar tais equipamentos quando as medidas de proteção coletiva não solucionam os inconvenientes. Acidente do trabalho é todo aquele que existe em decorrência do trabalho, que pode provocar tanto direto quanto indiretamente a lesão corporal, perturbação ou também a doença que gere a morte ou a perda total ou parcial, temporária ou permanente para a execução do trabalho. Mesmo existindo vários riscos relacionados ao meio trabalhista, a inconsistência de uso dos EPI’s ainda é um dos principais agravantes que proporcionam maior gravidade os acidentes de trabalho. O artigo buscou mostrar a importância do uso dos equipamentos de proteção individual e coletiva na prevenção de acidentes, mostrando primeiramente uma revisão de literatura sobre Equipamento de Proteção Individual (EPI) e sobre os acidentes de trabalho. Desse modo, foram analisados os riscos existentes nas atividades laborais, e ainda foram discutidos meios de prevenção afim de que o acidente não ocorra, destacando a importância do uso do EPI no cumprimento dos

[pic 2]

1 Pós Graduanda em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade Multivix Cachoeiro de Itapemirim. Doutoranda em Engenharia e Ciências dos Materiais – UENF. Mestre em Engenharia e Ciência dos Materiais - UENF. Graduada em Engenharia de Petróleo e Gás - UNES. Professora da Faculdade Multivix Cachoeiro de Itapemirim..

2 Pós Graduando em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade Multivix Cachoeiro de Itapemirim

3 Pós Graduando em Engenharia de Segurança do Trabalho. Pós graduação em Gestão Ambiental. Graduação em Engenharia Civil pela UFOP. Professor na Faculdade Multivix Cachoeiro de Itapemirim.

4 Mestre em Ciência da Informação (PUC-CAMPINAS). Especialista em Informática na Educação (IFES). Graduada em Pedagogia (FAFIA). Professora e Coordenadora de Pesquisa e Extensão da Multivix Cachoeiro de Itapemirim.

trabalhos e também as normas que necessitam ser seguidas de forma rígida por parte tanto dos funcionários quando dos empregadores.

Palavras-Chave: Segurança. Prevenção. Acidentes.

ABSTRACT

Personal Protective Equipment (PPE) refers to equipment for individual use, with the function of minimizing certain accidents in addition to protection against certain diseases that can often be caused by the work environment. Such equipment should be used when collective protection measures do not solve the drawbacks. Work accident is all that exists as a result of work, which can cause either directly or indirectly the bodily injury, disturbance or also the illness that causes death or the total or partial loss, temporary or permanent to perform the work. Even though there are several risks related to the work environment, the inconsistency of the use of PPE is still one of the main aggravating factors that give greater severity to work accidents. The article sought to introduce the importance and necessity of the use of personal and collective protective equipment in the prevention of accidents, first showing a literature review on Personal Protective Equipment (PPE) and on work accidents. In this way, the risks of work activities were analyzed, and preventive measures were also discussed in order to avoid the accident, highlighting the importance of using PPE in the fulfillment of the work and also the standards that need to be strictly adhered to. part of both employees and employers.

Keywords: Safety. Accidents. Prevention.

  1. INTRODUÇÃO

O fator segurança sempre foi um assunto de muita relevância em toda a atividade industrial, visando a redução dos efeitos que causam perigos às atividades da vida. Isto sempre ocorreu de maneira natural, já que os humanos são detentores dos instintos de preservação da vida. E na atualidade, como os seres humanos geralmente estão inseridos dentro de organizações que geralmente em meio trabalhistas, são as empresas, é natural que as pessoas busquem a se proteger nas atividades diárias (BALBO, 2011).

O uso de equipamento de proteção individual (EPI) e de equipamento de proteção coletiva (EPC) está diretamente relacionada com a segurança individual e coletiva, respectivamente, na segurança. O problema é que diversos trabalhadores se sentem mal com o uso de EPi, e deixam de cumprir o dever dos trabalhadores que é o de seguir as normas e fazer uso dos EPIs e EPCs.

Na atualidade, em qualquer atividade industrial, a segurança é assunto essencial nas indústrias, pois busca a preservação da saúde, integridade e bem estar do trabalhador. Assim, muitas empresas buscam através da conscientização, mostrar o quão importante é utilizar os equipamentos de segurança.

Neste contexto, esta pesquisa visa demonstrar a importância e necessidade da utilização dos equipamentos de proteção dos funcionários de qualquer atividade industrial, para a minimização do número de acidentes, e, além disso, sensibilizar os empregados que os mesmos são responsáveis pela sua segurança e também auxiliar na identificação de ocasiões que possam oferecer riscos e assim, ajudar a corrigir os erros.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) identificou que a cada 15 segundos, ocorre uma morte devido a acidentes ou doenças diretamente envolvidas com o trabalho. Além disso, a cada 15 segundos, 153 trabalhadores ainda sofrem acidentes trabalhistas. Como se não bastasse, diariamente são registradas 6300 mortes também em virtude de acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho, totalizando mais de 2,3 milhões de mortes anuais (ZANEL, 2016). Muitos destes acidentes poderiam não ocorrer caso simplesmente as normas básicas de utilização de equipamentos de segurança fossem utilizadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.7 Kb)   pdf (271.4 Kb)   docx (155.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com