TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Conceitos Preservação Arquitetura

Por:   •  1/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  806 Palavras (4 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

ESCOLA DE ARTES E ARQUITETURA

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

TEORIA DO RESTAURO E PRESERVAÇÃO

Alunos (a):  Emanuel Dias e Raquel Dias

Professora: Ana Paula De Oliveira Zimmermann

  1. Segundo a teoria da restauração de Cesare Brandi “A restauração deve visar ao restabelecimento da unidade potencial da obra de arte, desde que isso seja possível sem cometer um falso artístico ou um falso histórico, e sem cancelar nenhum traço da passagem da obra de arte no tempo” uma vez que, no seu entendimento, é possível restaurar somente a matéria da obra de arte. Explique a afirmação sublinhada e o que seria um falso histórico/ falso artístico.

   Segundo Cesare Brandi falso artístico ou falso histórico seria realiza uma restauração a parti de um “achismo” ou a parti de uma crença sem uma confirmação visual ou documentada. Pois cada obra foi construída com um intuito, e como existe caso que não é possível confirma sua legitimidade estaríamos criando um falso artístico ou falso histórico pois essa restauração pode não ser a visão do artista original.

  Temos como exemplo as gárgulas da Catedral de Notre Dame no projeto original elas não existem, porém quando foi realizada a restauração foram adicionadas e segundo o Cesare Brandi seria um falso histórico já que por sua vez elas foram adicionadas posteriormente.

  1. Atuando em diferentes países europeus, Le-Duc e Boito são arquitetos que dedicaram suas vidas profissionais a atuarem em restauração de monumentos históricos no século XIX. Apesar de conviverem com situações similares, como os estilos historicistas que caracterizam a primeira metade do século, cada uma desenvolve uma visão e uma metodologia de trabalho ao tratar de edifícios antigos. Diferencie as teorias de Viollet-Le-Duc e Camillo Boito em relação aos critérios de intervenção e restauro de monumentos históricos.

    Para Viollet-Le-Duc estilo a manifestação de um ideal fundado sobre um princípio sendo fundamental para a correta compreensão das suas proposições restaurativas. Como aparência, mas inclusive como estrutura. No caso de se refazer partes de monumentos dos quais não restam vestígios, por necessidades construtivas ou para completar uma obra mutilada o arquiteto encarregado deve ser imbuir do estilo próprio do monumento cujo restauro lhe foi confiado.

    Camillo Boito para intervi em uma obra olhava alguns requisitos como, ênfase no valor documental dos monumentos. Evitar acréscimos e renovações, porém, se necessário, ter caráter diverso do original sem destoar do conjunto utilizar material medieval diferenciado do original para realizar complementos de partes deterioradas; obras de consolidação deveriam ser facultativas e limitar-se ao estritamente necessário; respeitar as várias fases pictografadas do monumento, sendo retirado todo o novo, sendo somente se notório a inferioridade em relação ao conjunto; registrar as obras tanto com fotografias e com desenhos, como documentalmente; colocar uma lápide apontando a origem e as obras de restauro que foram realizadas; notoriedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (68.7 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com