TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Quatro Livros da Arquitetura

Por:   •  30/9/2018  •  Resenha  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  873 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

CAMPUS POÇOS DE CALDAS

Resumo

Os Quatro Livros da Arquitetura

                                                                Andrea Palladio

Yasmin dos Anjos Dias

Registro Acadêmico: 611141

Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo lll

Poços de Caldas

2018

O livro intitulado de “Os Quatro Livros da Arquitetura” de Andrea Palladio contém uma introdução – derivada de uma pesquisa financiada pela Fapesp – um tanto quanto interessante que orienta o leitor a respeito dos livros escritos por Palladio.

Os tratados de arte surgiram no século XV ainda na idade média, no entanto se diferenciam dos tratados renascentistas que dão mais ênfase aos aspectos teóricos. Nesse período, a arquitetura começa a ser construída como ciência, utilizando da perspectiva, geometria e os fundamentos da linguagem clássica.

Durante a vida Andrea Palladio publica cinco textos, os dois primeiros são livros que se intitulam como guias arqueológicos da cidade de Roma. Trazem descrições e apreciações sobre as ruínas clássicas e monumentos de Palladio durante sua visita de rigorosos estudos.

Palladio não procurava na arquitetura clássica resgatar um modelo para aplica-lo posteriormente e sim o contrário, via como um estímulo para a formação de seus próprios princípios tal como Bramante e Michelangelo.

Os Quattro Libri são caracterizados como seu trabalho teórico mais rico. Organizados e com conteúdo preciso, os quatro livros adquirem destaque e autonomia.

No livro l Palladio destaca o valor da casa dos cidadãos, pois segundo ele, elas fornecem as razões aos edifícios públicos. Provêm os elementos de um projeto, trazendo informações gerais, como materiais de construção, fundação, tipos de muros e apresenta cinco ordens e seu uso em colunas. Ampliando a escala dos desenhos fornece informações extremamente detalhadas de cada uma das partes.

O livro ll trata dos palácios construídos na cidade e das vilas nos campos. Já o livro lll retrata a arquitetura e engenharia pública e urbana, com projetos de ponte de sua autoria e praças.

E no livro lV tem-se a arquitetura de templos antigos minuciosamente levantados no estudo de ruínas e identificados através do estudo da obra de Vitrúvio.

Palladio adotou a representação por meio de desenhos, no entanto desprezou uma questão importante levantada por Albert, ciente da necessidade de serem sempre copiados, sabia que as figuras poderiam perder a precisão, o que não aconteceria com a escrita.

Uma iniciativa nova e própria que Palladio teve foi de apresentar no interior de seu tratado seus próprios projetos. Apesar de Alberti ter citado algumas de suas obras, não chegou a coloca-las como modelo.

Vários estudiosos concordam em apontar o caráter inovador desse tratado, que é tido como o mais bonito livro de arquitetura publicado no Renascimento, os elementos verbais e visuais são sabiamente administrados.

Vilas no Tratado        

A referência para as vilas dos Renascimento são as vilas da Roma antiga, ou seja, construções situadas fora do perímetro urbano. Palladio utiliza deste termo para indicar a propriedade, os edifícios pertinentes à produção agrícola e a habitação do proprietário (casa de vila).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (112.3 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com