TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA GEHRY

Por:   •  5/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 4

Acadêmicos: Fabiano Bettega Linares
Thiago Bettega Linares
Prof. Samyra
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Engenharia Civil
01/10/15

INTRODUÇÃO

Este trabalho trata de uma pesquisa da vida e obra de um grande arquiteto, reconhecido mundialmente, ganhador do Prêmio da Arquitetura Pritzker. Suas obras retratam seu design arrojado na arquitetura, repleto de estruturas curvas, geralmente em metal. Dentre suas principais obras, destaca-se o Museu Guggenheim Bilbao na Espanha.

VIDA

Filho de judeus, nasceu em Toronto no Canadá no dia 28 de fevereiro de 1929 batizado como o nome Ephraim Owen Goldberd. Em 1947, aos 17 anos mudou-se com a família para Los Angeles, momento este em que seu pai alterou o nome da família para Gehry e foi naturalizado americano. Aos 20 anos Ephraim passou a usar o nome Frank e assinar como Frank Owen Gehry.

        Sua relação com a arte iniciou-se na infância enquanto passava as tardes com sua avó criando cidades e construções com blocos de madeira. E foi essa experiência que o influenciou grandemente em sua escolha profissional. Seu pai também foi de fundamental importância, enquanto desenhavam juntos. Sua mãe e seu professor já vislumbravam que seria um grande arquiteto.

        Seu primeiro curso foi de cerâmica, que o permitiu a ter o primeiro contato com as formas imprevisíveis e ver suas idéias tomando forma através da argila. Formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela University of Southern California em 1954, estudou artes plásticas e fez estágio na Victor Gruen Associates. Seu trabalho foi interrompido pelo serviço militar obrigatório. Após esse período, estudou Planejamento Urbano na Harvard Graduate School of Design, mas retornou a Los Angeles sem concluir a Pós-Graduação vindo a trabalhar para Pereira and Luckman, retornando para Victor Gruen, permanecendo até 1960.

        Casou-se com 1952 com Anita Snyder com que teve duas filhas. Em 1961, mudou-se com sua família para Paris indo trabalhar no escritório de André Remondet. Estudou obras de  LeCorbusier, Balthasar Neumann, e foi atraído para as igrejas francesas de Roma. Em 1962, voltou para Los Angeles e montou sua própria firma chamada Frank O. Gehry & Associates Inc. Empresa na qual ele inaugurou o uso de computadores para o design e manufatura de suas obras.

OBRAS

        Conhecido por seu design arrojado na arquitetura, repleto de estruturas curvas, seus projetos são geralmente feitos de metal. Suas obras em residências, museus e organizações espalhadas pelo mundo, tornam-se verdadeiras atrações turísticas.

        Vários de seus projetos tornaram-se marcos da arquitetura contemporânea. Sua obra mais famosa é o Museu Guggenheim Bilbao, em Bilbao na Espanha completamente revestido de titânio, concluído em 1997, seguido por  Walt Disney Concert Hall no centro de Los Angeles, a Casa Dançante em Praga, República Checa, e sua residência particular, em Santa Mônica, Califórnia, os quais marcaram o início de sua carreira.

[pic 1]

Museu Guggenheim Bilbao, Bilbao – Espanha

[pic 2]

Walt Disney Concert Hall – Los Angeles

[pic 3]

Casa Dançante, Praga – República Checa

[pic 4]

Residência de Gehry – Santa Monica

ESTILO

Como um dos principais expoentes do Desconstrutivismo, tendência na arquitetura que rompe com a tradição e resgata o papel da emoção, seu estilo desconstrutivista de projetar começou a emergir por volta da década de 70 quando, impulsionado por uma visão particular de ver a arquitetura passou a ousar na composição entre diferentes materiais e formas. Passou do concreto maciço à utilização de madeira compensada e placas de aço para a criação de não apenas prédios, mas sim, verdadeiras esculturas funcionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (322 Kb)   docx (971.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com