TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO URBANO DIAS DA VILA

Por:   •  7/6/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 2

Dias D’Ávila  

Mesorregião Metropolitana de Salvador 

As mesorregiões constituem grandes regiões do estado, que foram determinadas tendo como critério três aspectos: as semelhanças naturais, sociais e as relações entre seus habitantes e a natureza. 

Dias D’Ávila pertence a uma aglomeração metropolitana que recebe influência direta da capital, Salvador. Tal integração entre esses espaços intensificou-se devido a atividade industrial, em consequência da expansão das atividades da Petrobrás, na final década de 70 com a instalação do Pólo Petroquímico de Camaçari. 

Tais mudanças, refletiram no perfil urbano por intensos fluxos migratórios decorrentes da desestruturação rural, contudo, herdadas também de um processo ainda mais antigo, quando Salvador era a capital do Brasil. 

A crescente interligação de Salvador com Dias D’Ávila e demais aglomerados metropolitanos foi favorecida pela ampliação da rede viária, marcada pela construção das rodovias federais e estaduais na direção norte. Dessa forma, houve um crescimento populacional devido a construção das rodovias nesse sentido e adensamento das atividades no setor secundário e terciário: indústrias, atividades de comércio de bens e à prestação de serviços. 

Com o desenvolvimento industrial, houve a necessidade da ampliação da rede de transportes que viabilizasse a ligação entre a capital e a região metropolitana, oferecendo maiores opções de transporte urbano intermunicipal. 

Diagnostico:

Em observação e discussão entre o grupo, é possível notar que o perímetro urbano da cidade de Dias D’Àvila encontra-se próximo de ser totalmente preenchido. A cidade que antes era um distrito do município de Camaçari, tem problemas em seu quesito território, por ser bastante limitado, fazendo fronteira com as cidades de São Sebastião do Passé, Simões Filho, Mata de São João e Camaçari.  Parte do seu território é ocupado pelo Polo Petroquímico, o que gera problemas por questões legais, tanto na segurança da população, quanto no assentamento próximo a essa região.

Prognostico:

É necessário se pensar no ritmo de crescimento e em sua potência de expansão, criando diretrizes para o crescimento de todos os setores, analisar os territórios vizinhos e procurar um meio de viabilização para que o alargamento desse perímetro, não seja feito de forma equivocada, e sem prejudicar futuros planejamentos, a se pensar em 10 ou 20 anos a frente, é fato que pode ocorrer uma grande aglomeração por parte da falta de faixa de solo para se expandir, porquê como dito no diagnóstico, é uma cidade recém emancipada, no ano de 1985, onde no próprio surgimento e criação dos limites da cidade, já era um território ocupado por outro município, que hoje pertence a mesma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (47.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com