TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO

Por:   •  9/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.818 Palavras (16 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 16

Casa mínima de Juliana Sathler Sagaz

em analogia com a obra de Daniel Libeskind e Marcio Kogan.

Nome do projeto: Casa Sabor.

FEA – Faculdade de Engenharia e Arquitetura

Arquitetura e Urbanismo Turma: A2

Marcio Kogan

O arquiteto Marcio Kogan nasceu em São Paulo, dia 6 de Março de 1952. Formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Universidade Mackenzie, em 1977. Seu pai é o engenheiro Aron Kogan, que ficou conhecido durante os anos 50 e 60 por projetar e construir grandes edifícios em São Paulo, como o Edifício São Vito e o Edifício Mirante do Vale (maior arranha-céu do Brasil, 170 metros).

Kogan possui um escritório na caótica São Paulo, o Studio MK27. Foi fundado pelo arquiteto no inicio dos anos 80 e hoje é composto por outros 28 arquitetos e vários colaboradores pelo mundo fora. Tendo esses arquitetos, uma formação multidisciplinar e ampla. Faz parte da arquitetura, tanto conhecimento sobre design, programação visual e urbanismo; quanto sobre arte, música, cinema, economia e política.

O arquiteto é membro honorário do AIA (American Institute of Architects), professor da Escola da Cidade, foi considerado pela revista Época uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil e faz parte da lista “The Wallpaper* 150 Famous for 15 Years”.

Daniel Libeskind

Sua história se iniciou em 12 de Maio de 1946 na Polónia, em Lódz. Nasceu em uma família judia que não fazia parte do Partido Comunista – isso na época de uma Polónia antissemita e comunista – e por isso ele e sua família foram alvo de agressão. Já em 1957 eles imigram pra Israel, onde Libeskind começou a estudar música e a se apresentar em concertos. Um tempo depois, em 1965, se mudaram para os Estados Unidos e Libeskind se torna um cidadão americano.

Deu continuidade a carreira musical por um período, então Libeskind optou por deixar a música de lado e iniciou a faculdade de Arquitetura. Em 1970 recebeu seu diploma de arquiteto e, em 1972, o de sua pós-graduação, em Inglaterra.

Os projetos vieram amis tarde. Até os 52 anos Daniel trabalhou quase que exclusivamente como professor universitário. Sendo o Museu Judaico em Berlim sua primeira obra.

Libeskind mantém um escritório em Nova York, onde aproximadamente 70 pessoas, em sua maioria jovens profissionais, são responsáveis pelos projetos do mundo inteiro. Daniel consegue manter 12 projetos em andamento ao mesmo tempo, espalhados por nove países e quatro continentes. Desde 1989 reside em Berlim com sua mulher Nina e seus três filhos.

Marcio Kogan

Hoje aos 63 anos, Kogan é um dos mais destacados nomes na arquitetura contemporânea, fruto do seu estilo único e sofisticado de projetar. O arquiteto Márcio Kogan consegue aliar em seus projetos as principais características contemporâneas, pois seus desenhos priorizam linhas retas, decoração minimalista, tons neutros, funcionalidade, amplos espaços sem, contudo, incorrer na perda do conforto e aconchego, leveza, simetria, refinamento, praticidade e beleza.

Kogan vem utilizando em seus projetos, a algum tempo, o contraste entre materiais naturais (fibras, madeiras, pedras) com produtos e materiais de alta tecnologia, sempre em busca de sua própria linguagem de projetar. Fazendo com que o arquiteto se torne um dos nomes em destaque dentro da arquitetura e um dos profissionais desta área mais premiados do país.

Os projetos do Studio MK27, escritório fundado por Kogan, valorizam assim como ele a simplicidade formal e são elaborados com especial atenção aos detalhes e acabamentos.

Kogan tem influencia da arquitetura modernista brasileira de 1950, 60 e 70. Tendo como inspiração grandes mestres como Affonso Eduardo Reidy, Lina Bo Bardi, Vilanovas Antigas, Oscar Niemeyer e Lucio Costa.

Daniel Libeskind

Suas obras causam espanto, desorientação e até horror quando vistas pela primeira vez. É clara a intenção de Libeskind de romper o comum, o tradicional. Como o próprio arquiteto disse “Arquitetura é uma linguagem”, e sua linguagem traz ângulos imponentes, espaços labirínticos, planos inclinados, geometrias que se interceptam, plantas em ziguezague (como o próprio Museu Judaico de Berlim). Daniel defende que trabalhar alinhado com uma ideologia é limitador. Por isso, a sua ideia é bem simples: trabalhar de maneira aberta e promover a justiça, criando prédios que fazem sentido no espaço que ocupam e que estimulam a interação entre as pessoas. “As minhas obras têm um papel ético na cidade em que estão. Esse papel pode ser descrito como o de não reforçar ideologias estabelecidas”. E é isso que faz dele um dos mais renomados arquitetos do mundo.

Marcio Kogan – Principais Obras

Casa V4 Casa dos Ipês Casa Mororó

É possível observar o estilo único e sofisticado de Kogan ao projetar uma casa. Ao mesmo tempo que seus projetos são sofisticados e bem detalhados, também são simple. As obras e Kogan impressionam pela forma como ele mescla leveza, simetria, praticidade, refinamento e beleza com materiais rústicos (pedras, madeiras, fibras). O que chama muito a atenção também são as linhas retas, os tons neutros e o principal a funcionalidade.

Daniel Libeskind – Principais Obras

Royal Ontario Museum The Imperial War Museum

Ao ver as obras de Libeskind, é possível perceber o gosto dele por fugir do tradicional, do comum. Suas obras sempre muito diferentes e muito bem elaboradas carregam traços que são específicos do jeito de Libeskind projetar. Com seus ângulos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (137.9 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com