TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE INTEGRAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE

Por:   •  20/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  950 Palavras (4 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE PAULISTA

LICENCIATURA EM HISTÓRIA

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA X COMUNIDADE (PE:IEC)

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE INTEGRAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE

MURILO OTIONI DE SOUZA RA1638695

RAFAEL DAVID DE CARVALHO RA1639363

ARACRUZ

2017

MURILO OTIONI DE SOUZA RA1638695

RAFAEL DAVID DE CARVALHO RA1639363

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE INTEGRAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE

Projeto apresentado à Universidade Paulista – UNIP, do curso de História, como um dos requisitos para a obtenção da nota na disciplina Prática de Ensino: Integração Escola x Comunidade, ministrada pelo (a) Prof. (a) Magali.

ARACRUZ

2017

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO
  1. Objetivos
  2. Justificativa
  1. DESENVOLVIMENTO
  1. Referencial teórico
  2. Método
  1. RESULTADOS ESPERADOS
  2. CONSIDERAÇÕES FINAIS
  3. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


  1. INTRODUÇÃO
  1. Objetivos

A realização do trabalho busca um aumento entre a integração da escola com a comunidade.

  1. Justificativa

Atualmente, a integração da escola com a comunidade e vista como fundamentais para o desenvolvimento dos alunos, tanto na parte cognitiva, quanto na parte social. Porém, existe uma lacuna, aonde muitas vezes a escola e a comunidade não interagem de forma a aperfeiçoar a aprendizagem do aluno. Com esse projeto, há a busca que os alunos irão aumentar o interesse pela leitura, visto que serão avaliados através de apresentações culturais. Com a participação comunitária, os pais estarão também influenciando seus filhos ao aumento da leitura, já que esta é vista muitas vezes como primordial para a formação crítica do aluno.

  1. DESENVOLVIMENTO
  1.  Referencial teórico

Vivenciando esses novos dias, percebemos que a parceria que deve existir entre a escola e a comunidade esta ficando cada vez mais fraca, por diversos casos, em alguns lugares as escolas já estão evitando esse contato para tentar proteger os alunos das violências que rodeiam os muros os seus muros. Mesmo tomando essas atitudes, a integração entre escola e comunidade é de fundamental importância tanto para a vida escola quanto para a vida comunitária.

Não se trata obviamente de impor à população explorada e sofrida que se rebele, que se mobilize, que se organize para defender-se, vale dizer, para mudar o mundo. Trata-se na verdade – não importa se trabalhamos com alfabetização, com saúde, com evangelização ou com todas elas –, de, simultaneamente com o trabalho específico de cada um desses campos, desafiar os grupos populares para que percebam em termos críticos a violência e a profunda injustiça que caracterizam a sua situação concreta. Mais ainda, que sua situação concreta não é destino certo ou vontade de Deus, algo que não pode ser mudado. (Freire, 2005, p.79).

Embora em muitos lugares seja difícil algum movimento deste modelo, é de extrema importância que as escolas lutem e realizem mais projetos de integração, pois só assim poderemos ter uma chance de formar mais cidadãos de caráter e com conteúdo para o mercado.

[...] mostrar a importância da participação da comunidade na escola, de forma que o conhecimento apreendido gere maior compreensão, integração e inserção do mundo; a prática escolar comprometida com a interdependência escola-sociedade tem como objetivo situar as pessoas como participantes da sociedade – cidadãos - desde o primeiro dia de sua escolaridade. (BRASIL, 1998, p. 10).

  1.  Método

O projeto está relacionado diretamente à leitura, visando à importância e um aumento da visitação à biblioteca da escola, e será aplicado nas series do Ensino Médio. Ele ainda terá uma pontuação para os alunos que servirá para todas as matérias, seria no caso um projeto multidisciplinar. Os alunos deverão montar suas apresentações em cima dos “Grandes Nomes da Literatura Brasileira”, deixando assim em suas mãos a escolha dos livros e autores que queiram desenvolver suas apresentações. O projeto contará com a duração de uma semana, sendo os dois primeiros dias (Segunda e Terça), dias de apresentações culturais promovidas pelos próprios alunos e professores, que acontecerão na quadra da escola no período matutino, que é o que concentra todo o ensino médio, sendo aberto para toda a comunidade. Nos dias de apresentações os pais e pessoas da comunidade que ali estarão presentes, serão convidados para uma visitação à biblioteca, onde poderão escolher um livro que irão ler e estudar, para voltarem na quarta ou quinta para ler novamente para uma turma do ensino fundamental, mediante a um horário proposto pela escola. Na sexta-feira, será a culminância do projeto com algumas apresentações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (98.5 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com