TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROVA - PLANEJAMENTO URBANO

Por:   •  2/2/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.415 Palavras (6 Páginas)  •  1.891 Visualizações

Página 1 de 6

ALUNO

 

MATRÍCULA

 

DISCIPLINA

 

DATA DA PROVA

 

PROFESSOR

 

TIPO DE PROVA

 

TURMA

 

CÓDIGO DA TURMA

 

NOTA

 

[pic 3]

  1. ENADE (2019 / ADAPTADO) 1,0

O urbanismo sustentável é aquele com um bom sistema de transporte público e com a possibilidade de deslocamento a pé, integrado às edificações e com infraestrutura de alto desempenho. A compacidade (densidade) e a biofilia (acesso humano à natureza) são valores centrais do urbanismo sustentável. FARR, D. Urbanismo sustentável: desenho urbano com a natureza. Porto Alegre: Bookman, 2013 (adaptado). De acordo com esse conceito de urbanismo sustentável e sua relação com os modelos de transporte e mobilidade urbana, avalie as afirmações a seguir.

  1. Para que um projeto de urbanismo seja considerado sustentável é necessário, além de soluções mais eficientes para mobilidade urbana, uso e ocupação do solo, que ele obtenha certificação arquitetônica LEED.
  2.  O urbanismo sustentável tem por objetivo conectar as pessoas à natureza e aos sistemas naturais, preservando as espécies e habitats próximos aos assentamentos urbanos.
  3.  O aumento da densidade populacional de um bairro contribui para o crescimento do uso de transporte sustentável, uma vez que o aumento da densidade reduz a distância caminhada e pode reduzir o uso do automóvel, substituindo o transporte de carro pelo deslocamento a pé.
  1. Apenas a I
  2. II e III corretas
  3. I e III corretas
  4. Apenas a II
  5. I e II corretas

  1. ENADE – 2019

O princípio da acessibilidade dispõe que na construção de espaços, na formatação de produtos e no planejamento de serviços deve-se considerar que as pessoas com deficiência (PCD) são usuárias legítimas, dignas e independentes. Nenhum serviço pode ser concedido, permitido, autorizado ou delegado sem acessibilidade plena, para não obstaculizar o exercício pleno dos direitos pelas pessoas com deficiência. A acessibilidade é um direito de todos os cidadãos e, por isso, não se limita a propiciar a inclusão de pessoas com deficiência, mas também de pessoas com mobilidade reduzida, idosos, gestantes e em situação vulnerável.

OLIVEIRA, S. M. de. Cidade e acessibilidade: inclusão social das pessoas com deficiências. In: VIII Simpósio Iberoamericano em comércio internacional, desenvolvimento e integração regional, 2017 (adaptado).

Considerando a imagem e as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. Projetar e adaptar as vias públicas facilita a circulação das pessoas com dificuldade de locomoção e usuários de cadeiras de rodas, sendo uma medida adequada de acessibilidade.

II. Padronizar as calçadas com implantação universal de rampas, faixas de circulação livres de barreiras, guias e pisos antiderrapantes atende ao princípio da acessibilidade.

III. Garantir a ajuda de terceiros a pessoas com deficiências, nos edifícios públicos e em espaços abertos públicos, é uma previsão legal convergente ao princípio da acessibilidade.

IV. Implantar sinalização sonora nos semáforos e informações em braille nas sinalizações dos espaços urbanos para pessoas com deficiência visual são providências de acessibilidade adequadas. É correto o que se afirma em:

A) III, apenas.

B) I e IV, apenas.

C) II e III, apenas.

D) I, II e IV, apenas.

E) I, II, III e IV.

  1. Ministério Público do Acre - AC (MPE/AC) 2013 -  1,0

O urbanismo, disciplina que estuda a cidade e planeja sua formação e crescimento, desenvolveu-se entre os séculos XIX e XX. Ela nasceu da necessidade de enfrentar metodologicamente os graves problemas determinados pelo fenômeno urbano causado pela Revolução Industrial.

A história do urbanismo mostra que

A) a prática urbanística não teria, a princípio, caráter humanitário, pois não havia preocupação de se libertar a classe operária das condições de extremos envelhecimentos moral e material, além da exploração pelos especuladores.

B) o grande projeto de reforma do centro de Paris, idealizado por Haussmann, consistiu em um cinturão de grandes artérias (boulevards), tendo-se preservado os bairros populares.

C) os primeiros urbanistas reconheciam que a cidade pré-industrial podia adequar-se às exigências de uma sociedade industrial.

D) os novos projetos das cidades priorizaram os traçados urbanísticos dos bairros tradicionais, atendendo aos interesses da classe operária.

E) uma cidade industrial cuja estrutura estava determinada pelas exigências de uma comunidade totalmente integrada na função industrial foi desenvolvida por Le Corbusier.

  1. CESPE - 2012 - TJ-AL - Analista Judiciário – Arquitetura 1,0

Sobre GENTRIFICAÇÃO é correto afirmar que:

a) pode ser entendida como o processo de mudança imobiliária, nos perfis comerciais e padrões culturais, seja de um bairro, região ou cidade. Esse processo envolve necessariamente a troca de um grupo por outro com maior poder aquisitivo em um determinado espaço e que passa a ser visto como mais qualificado que o outro.

b) pode ser entendida como o processo de mudança imobiliária, nos perfis residenciais e padrões culturais, seja de um bairro, região ou cidade. Esse processo envolve necessariamente a troca de um grupo por outro com menor poder aquisitivo em um determinado espaço e que passa a ser visto como mais segregado que o outro.

c) pode ser entendida como o processo de mudança imobiliária, nos perfis residenciais e padrões culturais, seja de um bairro, região ou cidade. Esse processo envolve necessariamente a troca de um grupo por outro com maior poder aquisitivo em um determinado espaço e que passa a ser visto como mais qualificado que o outro.

d) é o processo de transformação dos espaços rurais em espaços urbanos, com o crescimento das cidades e das práticas inerentes a elas, como as atividades industriais e comerciais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (511.1 Kb)   docx (477.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com