TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa social

Por:   •  6/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 2

1) Pesquisa e produção de conhecimento em Serviço Social

a. Qual a utilidade da pesquisa para o Serviço Social

R=

Em todas as profissões a pesquisa é um elemento fundamental e não é diferente no caso do assistente social. É através da pesquisa que novas decisões são tomadas em prol de uma comunidade, visando melhorias da condição de vida daquela população. Para tanto o espírito investigativo do pesquisador deve estar presente, ele deve ter – na sua essência – a curiosidade, a vontade de ir além, de saber mais.


b. Qual a importância da pesquisa e da produção do conhecimento cientifico para o Serviço Social e para a atuação profissional do assistente social

 

a produção do conhecimento cientifico  para os assistentes sociais é muito importante, pois é através dessa que a profissão se consolida diantes de um projeto ético politico

. Contudo, a produção de conhecimento científiconesse campo, se mostra de fundamental importância uma vez que é através delaque a profissão se consolida diante de um projeto ético-politico.Buscamos entender o avanço da pesquisa como fundamento para aevolução do pensar racional humano, para depois, adentrarmos no desenvolvimentodo Serviço Social como profissão destacando sua historia dentro do cenário político-social brasileiro. Entendendo o histórico profissional, discorremos então sobre apeculiaridade da pesquisa no Serviço Social, abrangendo as singularidades entreteoria e pratica e como as categorias interferem nesse oficio.

2) Tipo de pesquisa

a. As formas de classificação da pesquisa cientifica (por exemplo qualitativa e quantitativa)

b. Os tipos de pesquisa científica e sua aplicação (alguns exemplos são: pesquisa bibliográfica, pesquisa ação, estudo de caso, entre outros)

  1. O que é

  1. Quando deve ser utilizada
  1. Vantagens e desvantagens

 iv. Principais características

 

3) Citações e referências – como devem ser feitas as citações (diretas e indiretas) e como devem ser indicadas as referências na pesquisa científica (segundo as normas da ABNT)

 

Citação direta é quando copiamos a obra de um autor, e referenciamos com o seu sobre nome e ano em que foi escrita a obra.

Citação indireta é quando pegamos a ideia da obra de um autor copiamos e referenciamos com o sobre nome do autor e ano em que foi escrita a obra.

4) Construção do Projeto de Pesquisa – conteúdo – as etapas que compõem um projeto de pesquisa – definição do tema, justificativa, problema, hipótese, questão norteadora, objetivo geral e especifico, referencial teórico, metodologia, cronograma, orçamento, referências bibliográficas e anexos.

a. Conceituar cada uma destas etapas e entender o seu papel dentro do projeto de pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (57.4 Kb)   docx (297.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com