TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Urbano - Parque Duque

Por:   •  29/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.780 Palavras (12 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy

UNIGRANRIO

ESCOLA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Camila Mara – 6300831
Camila Oliveira – 6300818
Gabriele Maria – 6300690
Iris Lima – 6300812

Diretrizes, Estratégias, Ações e Programa

Planejamento Urbano e Regional

Prof. Fernanda Podzwato

2017-1

Duque de Caxias, RJ

Diretrizes, Estratégias, Ações e Programa

Trabalho técnico apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Planejamento Urbano e Regionalo, no Curso de Arquitetura e Urbanismo, na Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy - UNIGRANRIO.

Prof. Fernanda Podzwato

2017-1

Duque de Caxias, RJ[pic 3]

Com base no diagnóstico apresentado em sala de aula e através da Declaração Universal dos Direitos Humanos e propagado na Constituição Federal de 1988, por advento da Emenda Constitucional nº 26/00, em seu artigo 6º, que diz:

“Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. ”

Definimos os seguintes eixos temáticos a serem trabalhados em Parque Duque, com intuito de garantir o mínimo de dignidade aos moradores deste bairro.

Introdução ao tema:

        A educação é um dos preceitos fundamentais para que o indivíduo tenha acesso a união de serviços e bens disponíveis na sociedade. Este é um direito estabelecido em uma sociedade democrática em que todo cidadão é merecedor. O direito à educação é reconhecido e conceituado particularmente pela Convenção dos Direitos da Infância das Nações Unidas (particularmente os artigos 28 e 29). Um outro exemplo é o Estatuto da Criança e do Adolescente do Brasil.

        Negar esse acesso aos jovens e adolescentes é negar o acesso aos direitos humanos fundamentais. É um direito de cidadania, sempre mencionado como prioridade, mas nem sempre garantido e cumprido na prática.

DIRETRIZ:

  1. Dar à população a oportunidade de ter acesso ao trabalho de forma digna com carteira assinada, mostrando-lhes seus direitos e melhorando assim gradativamente suas condições sociais para ingressar no mercado de trabalho e desenvolvendo seu potencial e habilidades através da educação formal.

Conceito:

 A educação é um dos pilares mais relevante para o desenvolvimento da personalidade. É nela que o cidadão descobre sua vocação profissional. A formação formal se relaciona a uma formação regrada através do qual o aluno precisa passar por alguns mecanismos para obter o título final.

Um dos objetivos da educação formal é o desenvolvimento pessoal do aluno através da sua formação em diferentes matérias. O ensino formal é realizado dentro de instituições educacionais de forma oficial. Por exemplo, em colégios, escolas e universidades.

ESTRATÉGIAS:

1.1 Possibilitar aos moradores desta região a melhorar sua condição social.

Síntese do diagnóstico:

A partir dos dados apresentados no diagnóstico do Parque Duque, a proporção de jovens de 15 a 17 anos com ensino fundamental completo é de 47,59% e a proporção de jovens com 18 a 20 anos com ensino médio completo é de 22,93%.

[pic 4]

Ao analisarmos esses dados, é possível perceber a mudança no cenário educacional do bairro em relação ao ensino médio. E isso se deve pela porcentagem de mulheres é 4,18% maior do que a população masculina residente em Duque de Caxias.

[pic 5]

E dessa porcentagem feminina, 52,36% são de mães chefes de família sem fundamental e com filho menor.

[pic 6]

Considerando a população com 25 anos ou mais, 18,01% possuíam o ensino médio e 0,64% o superior completo. A maior parte da população adulta possui o ensino fundamental incompleto, apesar de alfabetizados.

[pic 7]

Ações:

  • Implantar supletivos à noite de Ensino Fundamental e Médio, possibilitando aos cidadãos que precisam trabalhar desde jovens para contribuir com o sustendo da família, desenvolvendo seu potencial e habilidades, promovendo assim seu acesso à cidadania e garantindo a sua formação básica para o mercado de trabalho;
  • Implantar creche noturna no bairro para ajudar as mães jovens que necessitaram de desistir de sua educação para cuidar de seus filhos, visto que tiveram uma gestação precoce.

Estudar é preciso. Em tempos de globalização e de avanços significativos nas áreas tecnológicas, o aprendizado tornou-se algo indispensável para qualquer pessoa. Um curso supletivo já foi visto no passado com certas reservas. Talvez o desconhecimento desta modalidade de ensino e o comodismo de muitos tenham contribuído para que isto ocorresse. Porém o supletivo é sem dúvida uma alternativa viável, séria e que certamente tem trazido muitos benefícios a todos que recorrem a ele.

O aluno terá encontros semanais com o professor/tutor na escola. Durante esses encontros presenciais, o aluno realiza suas avaliações elaboradas em cima do conteúdo disponibilizado em seu material didático. Assim, consolidando os conhecimentos adquiridos e podendo esclarecer suas dúvidas. Através de material impresso, por professores altamente qualificados, permitem ao aluno a prática do estudo individualizado e a constante revisão dos conceitos abordados.

O debate sobre as pré-escolas e creches noturnas também ganha relevância na medida em que a demanda por instituições de educação infantil que funcionem no período da noite cresce. Essa é uma realidade desejada por muitas famílias cujos adultos responsáveis pelas crianças trabalham à noite, e também não têm com quem deixar as crianças no período noturno e precisam de assistência.

De maneira geral, as creches e pré-escolas noturnas driblaram as atividades à noite, porque não é o recomendado para crianças, restringindo assim as atividades pedagógicas ao período diurno. À noite, as crianças receberem apenas cuidados. As creches ficaram abertas em torno das 18h e fechar por volta de 22 horas. Em suas dependências, móveis para crianças, mesas, jogos e brinquedos, com locais para brincar, fazer as refeições e dormir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (860.8 Kb)   docx (820.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com