TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano Reginoal Estratégico - Jardim Angela

Por:   •  4/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.235 Palavras (5 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Anhembi Morumbi

Sistemas Estruturais: Concreto Convencional

Lançamento de Estrutura em Laje Maciça

São Paulo - 2014


Sumário

Introdução___________________________________________________________________________   3

Apresentação_________________________________________________________________________   4

Associatividade_______________________________________________________________________    5

Compatibilização______________________________________________________________________   6

Conclusões___________________________________________________________________________   7

                                                   

Introdução

Este trabalho foi desenvolvido a partir de um estudo contextual de estrutura tendo como objetivo mostrar todo processo de lançamento de estrutura em laje maciça, desempenho e resistência de pilares, vigas e lajes, ele aborda assuntos apresentados em sala de aula, contendo todo o processo de lançamento estrutural, mapa de cargas, área de influência dos pilares, plantas de forma, planta de locação e cargas, memorial de cálculos, relatório de associatividade, compatibilização e conclusão autoral.

Tem por objetivo ser um conjunto residencial, com capacidade para abrigar x famílias, o edifício está localizado na Rua Augusta, 810 - Consolação. Entre suas melhores características se destacam: sua localização e sua arquitetura moderna que abriga com muito conforto e qualidade seus moradores, atendendo rigorosamente todos os padrões de qualidade, apesar de o projeto não ter sido implantado.

Apresentação

A construção civil brasileira vive um momento histórico, trata-se de um novo ciclo de crescimento do mercado imobiliário. É visível o aumento da oferta de emprego para o setor e falta de mão de obra qualificada. Muito se tem falado em melhoria da segurança jurídica, estabilidade econômica, recuperação de renda do trabalhador e ainda sobre o aumento da oferta de empregos. Tais fatores são determinantes para a continuidade da expansão do crédito imobiliário no Brasil.

Com o crescimento do mercado imobiliário, a busca por soluções mais econômicas que as convencionais tornaram-se uma preocupação para os construtores. Enquanto as estruturas eram construídas com vãos relativamente pequenos e sujeitas apenas a cargas distribuídas, o emprego de lajes maciças não acarretava maiores problemas.

No passado, as construções em concreto armado necessitavam de peças com volume superiores comparados aos de hoje. Devido à evolução da ciência dos materiais, houve um incremento das resistências do aço e do concreto ao longo dos anos, o que possibilitou a diminuição das seções das peças estruturais, e a possibilidade de aplicação a vãos cada vez maiores.

De acordo com Tratado de arquitetura Vitrúvio, a ordenação define-se como a justa proporção na medida das partes da obra consideradas separadamente e, uma visão de totalidade, a comparação proporcional tendo em vista a qualidade do que se pode medir. É harmonizada pela quantidade. Esta por sua vez consiste em tomar módulos de porções da própria obra e na execução da totalidade desta, com base em cada uma das partes dos seus membros.

A disposição por sua vez, define-se como a colocação adequada das coisas e o efeito estético da obra com a qualidade que lhe vem dessas adequações. Considerando esta definição, o projeto analisado se dispõe destas adequações descreve-se compativelmente com a análise contextual correspondente as espécies de disposição que são icnografia, ortografia e cenografia.

A decoração deste projeto se enquadra na decoração expressa segundo o costume que de acordo com o livro tratado de arquitetura, o “decoro” exprime-se segundo o costume , quando se constroem vestíbulos com elegância e conveniência para edifícios com interiores magníficos, porém essa elegância se destaca com mais modernidade e compactualidade.

E a distribuição se dispõe de uma circulação vertical que é orientada em duas direções, sendo elas, direita e esquerda. Sendo no subsolo e térreo circulações livres ou orientadas por faixas de segurança que segundo o livro Tratado de Arquitetura, Vitruvius a distribuição é a repartição apropriada dos meios e do solo assim como um equilíbrio econômico das contas de despesa das obras.

Associatividade

Considerando os projetos atuais percebemos que em geral os projetos seguem uma mesma dinâmica ou ordem quanto as plantas e/ou procedimentos no que se refere a estrutura, sendo assim as plantas de cargas e de locação dos pilares geralmente é o primeiro desenho de um projeto estrutural.

As informações deste desenho, juntamente com as oriundas das sondagens do terreno, permitirão a escolha do tipo de fundação (sapata, estaca, tubulão, etc.) mais adequada à obra. A planta de cargas e de locação dos pilares é um desenho relativamente simples, que apresenta dois tipos de informações, as seções dos pilares locados em relação a dois eixos de referência do terreno e as cargas que serão transmitidas para o solo através dos elementos das fundações.

Este tópico do trabalho denota o entendimento sobre as questões estruturais do edifício em estudo, refletidas e observadas em outras obras, edifícios ou construções. Serve para aplicar o conhecimento acadêmico nas ocasiões em que nos encontramos presentes à estrutura, neste caso, de concreto armado e deverá ser articulada em tópicos sucintos, abrangendo o trabalho de forma completa. Exemplos: ensaios de concreto, slump, shafts; vigas de transição, empunhamento, viga apoiada em viga, armaduras, escoramentos, contraventamento, caixas de escada, elementos estruturais, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (108.8 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com