TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jardim ângela

Por:   •  26/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório Jardim Ângela  

Nome:

Relatório Jardim Ângela

Foi realizada a visita no Bairro Jardim Ângela, que fica localizado no distrito da zona sul do município de São Paulo. Aonde foi possível conhecer a área que anteriormente fazia parte do Capão redondo , mas com o novo plano diretor da cidade o bairro ganhou certa autonomia e uma subprefeitura. Atualmente, o bairro vem atraindo empresas, como bancos e escolas. Mesmo assim o bairro ainda é um dos mais violentos de São Paulo.

Ocupação e Uso do Solo

A região de Jardim Ângela caracteriza-se por ser uma região que abriga diversas nascentes de córregos, tendo várias áreas inadequadas para ocupação e que deveriam ser protegidas, conforme a Lei de Proteção dos Mananciais. Ao mesmo tempo, teve ao longo dos anos uma ocupação desordenada por moradias precárias, loteamentos clandestinos e favelas.

         Em todas as Áreas há predomínio de ocupação residencial com as edificações de no máximo cinco pavimentos com pouquíssimos edifícios de maior porte, configurando assim um tecido extremamente homogêneo e horizontal de baixo padrão, com lotes sem recuo. Há inúmeros núcleos de favelas e ocupação residencial precária.

          Fotos: Rua William Cremer

           Manchas de favelas no entorno equivalente a 1ha[pic 3]

A região é definida por grandes vias estruturadoras, são elas Estrada Guavirituba e Estrada do M’Boi Mirim, e é permeada por um tecido quase que homogêneo de grandes quadras, onde muitas delas são cortadas por estreitas vielas, sendo parte delas não asfaltadas.

                                                                                   

Centralidades e Mercado imobiliário:

 Em função das próprias características de ocupação da região, com predominância de loteamentos irregulares e falta de estruturação do sistema viário, verifica-se a existência de poucas centralidades. As centralidades caracterizam-se por serem pontos de entroncamento das poucas avenidas estruturais, que têm maior concentração de comércio e serviços locais, ou terminais de transporte público e pontos finais de ônibus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (51.7 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com