TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Intervenção Urbana

Por:   •  24/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRANDENTES - UNIT

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

ANA ISABEL ARAUJO DE ALMEIDA

                                   

PROJETO DE INTERVENÇÃO URBANA

Maceió – AL

2019

  ANA ISABEL ARAUJO DE ALMEIDA

PROJETO DE INTERVENSÃO URBANA

Trabalho apresentado ao Curso de Arquitetura e Urbanismo, sob orientação do Professor Renan Durval como um dos pré-requisitos para avaliação da disciplina de Práticas de Arquitetura e Urbanismo.

Maceió – AL

2019

     INTRODUÇÃO

Com o crescimento desordenado e sem estrutura da população a cidade começa a se modificar de acordo com as necessidades sociais, como o aumento de automóveis que geram a necessidade de aumentar e criar novas vias para facilitar a mobilidade urbana.

Porém outros problemas são deixados de lado como à falta de áreas verdes, que são de extrema importância para a humanidade. Essa área tem a atribuição pela redução da poluição devido ao seu processo de oxigenação, além de diminuir a poluição sonora por abafar os ruídos das grandes cidades as árvores também contribuem para a diminuição das temperaturas externas e valoriza o visual e ornamental do espaço urbano.

PROBLEMA

A falta de arborização quem geram adversidades que prejudicam cada vez mais a cidade, tais como o alto índice de poluição do ar que causam chuvas ácidas, ilhas de calor que aumentam a temperatura em determinadas áreas da cidade com um maior número de prédios. Esses problemas podem ser facilmente solucionados com a preservação, criação e ampliação de áreas verdes.

Os impactos causados são sentidos por toda população. Esse fato reflete uma questão social sobre o tempo que a pessoa permanece no pior cenário. O conforto térmico, o tempo para cuidar de se mesmo, são distintos para pessoas de classes sociais diferentes.

Portanto é necessária medidas para solucionar o problema, é imprescindível o envolvimento da sociedade e da própria comunidade para um processo de conscientização e implantação de melhorias nesses locais.

        

INTERVENSÃO

Realizar pesquisa em bairros de Maceió que apontem para falta de arborização, consideradas áreas cinza.

Realização de dinâmicas em ONGS, centros comunitários, escolas e ou associação focadas para incentivar e conscientizar os moradores que a escassez de espaços arborizados causam vários prejuízos a saúde e ao meio ambiente.

Realizar a distribuição de mudas de plantas e incentivar o plantio junto aos moradores, o plantio será realizado através de uma ação, onde os moradores participarão ativamente da atividade.

Realizar oficina sobre plantas medicinais e incentivar o cultivo das mesmas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (51.5 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com