TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de mobilidade urbana

Por:   •  19/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  871 Palavras (4 Páginas)  •  631 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DE ILHA SOLTEIRA

FACULDADE DE ILHA SOLTEIRA – FAISA

Proposta de Implantação da Regulamentação, e a Conscientização do Uso da Ciclovia no Município de Ilha Solteira.

ILHA SOLTEIRA/SP

2015

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DE ILHA SOLTEIRA

FACULDADE DE ILHA SOLTEIRA – FAISA

ALESSANDRA MORETTI

ALEXANDRE PARANHOS

ANTONIA ALEIXO

ELIETE BEZERRA

FABIO DOURADO

PRISCILA MORETTI

VICTOR VICENSOTI

Proposta de Implantação da Regulamentação, e a Conscientização do Uso da Ciclovia no Município de Ilha Solteira.

Trabalho acadêmico apresentado à Faculdade de Ilha Solteira - FAISA, como requisito da disciplina de Gestão de Projetos, sob orientação do Professor Carlos Santana.

ILHA SOLTEIRA/SP

2015

PRÉ-PROJETO DE PESQUISA

1. IDENTIFICAÇÃO

Tema: Proposta de Implantação da Regulamentação, e a Conscientização do Uso da Ciclovia no Município de Ilha Solteira. 

Nome do Projeto: A Regulamentação e O uso Consciente da Ciclovia: Adote esta idéia. 

Período: 02/03/2015 a 22/04/2015

Gerente: Alexandre Paranhos

Sponsor: Carlos Santana

2. OBJETIVOS

Metas: Desenvolver e Despertar a todos os munícipes da cidade Ilha Solteira, sobre o conhecimento de como desfrutar da melhor qualidade a utilização da ciclovia implantada na área central da avenida, através a regulamentação da mesma e da conscientização aos usuários, visando aprimorar a qualidade da circulação do trânsito da cidade e proporcionando-se benefícios satisfatórios a todos da população.

3. JUSTIFICATIVAS

Ao analisar o trânsito e em especial a ciclovia em dias de grandes fluxos de circulação de pessoas “horário de pico”, percebe-se que a mesma não possui uma infra-estrutura adequada para que de modo venha a propor as melhores condições do trânsito da cidade de Ilha Solteira, uma vez que a mesma surgiu para organizar a circulação em si, ainda há uma insuficiência sobre a questão da regulamentação, da fiscalização das condições físicas e principalmente com a conscientização de todos os envolvidos da população que dependem da mesma para se locomover de um lado a outro da cidade.

Muitos munícipes ainda não se adaptaram sobre a conscientização, ou seja, ainda não se tem um comportamento e ou conduta ética sobre a sua utilização, haja vista que a cidade ainda não suporta um semáforo para a respectiva organização do trânsito, o que auxiliaria a locação entre os ciclistas, pedestres, cadeirantes, condutores de veículos e motocicletas.

A falta de planejamento adequado da infra-estrutura diante da sua implantação, com a criação das lombos-faixas, houve conseqüências como a paralisação da água da chuva, gerando transtorno em toda a extensão avenida com alagamentos.

Diante dessas verificações das ineficiências, torna-se viável, a proposta sobre a regulamentação, pois a mesma ainda não encontra em condições suficientes de uso, pois falta realizar uma revitalização e o acabamento da obras, mas enquanto isso se cabe em manter a sua manutenção e a sinalização, quanto fiscalização, quanto a sua estrutura física, pois aos poucos surgem anormalidades que impedem dos indivíduos transitarem pela a mesma, também envolve a questão das autoridades de trânsito fiscalizar, e de suma extrema importância sobre a conscientização a todos da população que se dará através da panfletagem na avenida, palestras nas escolas, e caberá também a fiscalização da guarda municipal órgão que atualmente se encontra responsável.  

4. PÚBLICO ALVO

O público alvo que se pretende atingir será a todos da população da cidade de Ilha Solteira que utilizam o trânsito para se locomoverem sendo estes: Ciclistas, Pedestres, Cadeirantes, Condutores de veículos automotores e motocicletas.

5. MATERIAIS E METÓDOS

Para realização do projeto será utilizado pesquisas bibliográficas, internet, e entre outros veículos de informação, será também feita uma entrevista com autoridades que fiscalizam o trânsito da cidade como a Guarda Municipal e Policia Militar para obter-se melhor entendimento sobre o respectivo assunto e absorver demais informações, e também a realização de uma pesquisa in loco, ou seja, através de pesquisa na abordagem dos indivíduos que utilizam a ciclovia através de questionários e via rede social, como por exemplo: Facebook.

6. RECURSOS NECESSÁRIOS

Recursos Materiais: Referenciais bibliográficos, internet, pesquisa in loco.

Recursos Financeiros: Captação de recursos advindos de patrocínios, e de investimento entre os próprios integrantes que estão idealizando-se este projeto.

7. CUSTOS

O projeto irá gerar um custo para o desenvolvimento do panfleto informativo e educativo para serem distribuídos aos munícipes, para se realizar a conscientização. Na avaliação estima um custo em média de R$ 500,00 (quinhentos reais), podendo este valor ser totalmente alteração alterável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (93.5 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com