TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Produto - Mike Baxter

Por:   •  9/9/2018  •  Resenha  •  1.611 Palavras (7 Páginas)  •  1.257 Visualizações

Página 1 de 7

Resumo do livro Projeto de Produto – Mike Baxter

Capítulos 02,06,08 e 09

Capítulo 02

O desenvolvimento de novos produtos é uma atividade importante e arriscada. Em estudos feitos nos Estados Unidos e Canadá, identificamos três fatores que determinam as chances de sucesso de novos produtos, são eles:

  • Orientação para o mercado, a diferenciação dos produtos com melhores qualidades e valor que os produtos concorrentes no mercado, tinham 5,3 mais chances de sucesso.

  • Planejamento e especificações, os produtos com estudos de viabilidade técnica e econômica tem até 3,3 vezes mais chances de sucesso, onde se deve analisar as necessidades de investimento, custos e retornos, com especificações claras de funções, tamanhos, potencia e outros aspectos.

  • Fatores internos à empresa, o envolvimento de todas as pessoas ligadas à empresa com direcionamento, conhecimento das metas, estabelecidas no plano estratégico, e mantendo-se a qualidade nas atividades técnicas, as chances de sucesso são 2,7 vezes maior.

Uma das formas para enxergar as variações de risco e incerteza do decorrer do processo de desenvolvimento do novo produto é o funil de decissões, sendo analisadas periodicamente as decissões tomadas em relação aos riscos existentes, tomando conhecimentos das alternativas e consequências, assim podendo aplicar e traçar a melhor alternativa dentro do projeto.

No desenvolvimento de projetos inovadores, o planejamento e o conhecimento das metas e restrições são fundamentalmentes importantes, onde o estágio inicial do projeto, análise de viabilidade, pesquisas de públicos e a concepção do produto, é o estágio que gera maior retorno positivo, ou seja, o estágio que gera maior retorno na sua etapa de desenvolvimento, aumentando gradativamente susas chances de sucessos.

Capítulo 06

O planejamento do produto inclui; identificação de uma oportunidade, pesquisa de marketing, analise dos produtos concorrentes, proposta do novo produto, a elaboração da especificação da oportunidade e a especificação do projeto. O planejamento do produto é a etapa considerada mais difícil no desenvolvimento de novos produtos, que proporciona maiores chances de sucesso do produto no mercado.

O processo de planejamento é composto por quatro etapas: a estratégia de inovação do produto (intenções de inovações formuladas pela empresa), inicio do desenvolvimento de um produto especifico (estimulo para a partida), pesquisa e analise das oportunidades e restrições, especificação e justificativa do projeto. Para maior garantia de execução do projeto, as especificações devem ser divididas em especificação da oportunidade, visando o compromisso comercial ou oportunidade de negócio com justificativa financeira, e a especificação do projeto, referente a aspectos técnicos, com flexibilidade para soluções inovadoras, mantendo algumas características básicas para garantia do seu objetivo comercial.

A especificação da oportunidade deve ser desenvolvida nos estágios iniciais do projeto, para decisão da alta administração da empresa, contendo uma idéia central, expressa de forma simples e concisa, buscando a percepção do consumidor em relação aos concorrentes. Outros aspectos devem ser contemplados como a capacidade produtiva da empresa, distribuição, mercado e pontos de vendas. A justificativa financeira deve conter os custos variáveis e fixos, a meta de preço e o ciclo de vida prévio do produto.

Para a identificação, avaliação e justificativa da oportunidade é necessário pesquisas e análises, que dependem muito do fator que originou a necessidade do novo produto, identificando a demanda e desejos dos consumidores, a concorrência exercida pelos produtos existentes e as oportunidades tecnológicas, para o projeto e fabricação de novos produtos.

A seleção das oportunidades envolve análise de todas as informações disponíveis, o agrupamento em propostas específicas e a escolha que melhor se adapte à missão da empresa, evitando a síndrome do primeiro amor (apego a primeira idéia), síndrome da grama verde (a idéia melhor é a do vizinho), síndrome do concorde (análise custo beneficio), síndrome do pouco por muito (valorizar os benefícios importantes e significativos aos olhos do clientes). Neste processo de seleção pode-se usar uma matriz, avaliando as oportunidades potenciais do produto contra as metas de desenvolvimento do produto da empresa.

Capítulo 08

Focalizamos melhor a orientação de mercado, a fim de determinar as qualidades específicas a serem incorporadas no produto.

Qualidade do produto tem muitos significados entre os públicos. Para um engenheiro, qualidades significa adequação aos objetivos e resistências para suportar a faixa de operações especificada. Para um gerente de produção, qualidade significa facilidade de produção, fabricação e montagem abaixo dos níveis especificados. Para um egneheiro de manuntenção, qualidade é o tempo de funcionamento sem defeitos e facilidade de consertar quando se quebra...  e assim vai. Todos esses significados são importantes para que o produto obtenha sucesso.

Considerando em primeiro lugar a percepção do consumidor sobre a qualidade do produto. Quanto mais o produto possuir as qualidades desejadas, mais satisfeito o consumidor ficará. Infelizmente a satisfação do consumidor não é tão fácil de se atingir, nem sempre a presença ou ausência de determinadas qualidades no novo produto, aumentam ou reduzem a satisfação do consumidor. Os consumidores tem uma expectativa básica sobre os novos produtos, e a ausência dessas qualidades básicas provoca grande insatisfação, equanto a presença dessas qualidades passam como uma coisa normal e não aumentam o sentimento de satisfação. Há os fatores de excitação, que provocam grande satisfação quando estão presentes, e quando não estão não causam uma grande efeito de insatisfação. Isso acontece porque os fatores de excitação são requisistos adicionais, que excedem aqueles da expectativa básica. Há os fatores de performance que cobrem as qualidades que os consumidores declaram esperar dos produtos, varia na proporção direta do grau em que a performance ideal ou máxima do produto seja alcançada.

A descrição de um produto deve ser feita de modo que um consumidor possa entendê-la. O novo produto deve ser barato, possuir mais funções que os outros produtos semelhantes e um aspecto atrativo e que agrade. Esse tipo de descrição torna-se fácil de entender e é aconselhável para o mercado consumidor, garante os requisitos do produto, permite uniformizar a línguagem para o consumidor. Contudo a descrição técnica é de grande importância também, a especificação de fabricação, detalhamentos dos processos.... diferentes da linguagem aplicada ao consumidor. Devem ser feitos desenhos técnicos com cotas, projeções e legendas que dificilmente os consumidores entenderiam mas que são essenciais para a produção nas fábricas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (77.4 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com