TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de pesquisa luminotécnico

Por:   •  26/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE PITÁGORAS LINHARES

ARQUITETURA E URBANISMO

ÉVELIN VENANCIO CURITIBA

A IMPORTÂNCIA DA ILUMINAÇÃO NA PRODUTIVIDADE DO TRABALHO EM UM ESCRITÓRIO

Linhares

2018

ÉVELIN VENANCIO CURITIBA

A IMPORTÂNCIA DA ILUMINAÇÃO NA PRODUTIVIDADE DO TRABALHO EM UM ESCRITÓRIO

Trabalho apresentado no curso de Arquitetura e Urbanismo, da Faculdade Pitágoras de Linhares-ES, como requisito para aprovação da disciplina TFG 1.

Linhares

2018

SUMÁRIO

  1.  INTRODUÇÃO3
  2.  TEMA4
  3.  DELIMITAÇÃO DO TEMA4
  4.  JUSTIFICATIVA4
  5.  PROBLEMA4
  6.  HIPÓTESE4
  7.  OBJETIVOS4
  1.  OBJETIVO GERAL4
  2.  OBJETIVO ESPECÍFICO5
  1.  REVISÃO BIBLIOGRÁFICA5
  2.  METODOLOGIA5
  3.  CRONOGRAMA5
  4.  REFERÊNCIAS6


  1. INTRODUÇÃO

Esse projeto de pesquisa visa apresentar a iluminação ideal para um escritório, e como isso interfere na produtividade da empresa. De modo que o arquiteto e urbanista é responsável por essa importante área, proporcionando o melhor conforto e interferindo na saúde dos usuários. Além de transformar lugares, com a iluminação artificial.


  1. TEMA

Iluminação artificial no trabalho.

  1. DELIMITAÇÃO DO TEMA

A importância da iluminação na produtividade do trabalho em um escritório, na cidade de Linhares-ES.

  1. JUSTIFICATIVA

Em um projeto são considerados diversos fatores e detalhes, porém, o conforto ambiental é um dos pontos principais da arquitetura, ele determina a funcionalidade de um ambiente, e como uma iluminação irá interferir na vida dos usuários.

A iluminação de um escritório, tem fator relevante nas reações físicas e emocionais dos funcionários. Ela ilumina ambientes sem iluminação natural, é capaz também de produzir ou eliminar sombras, interfere na realização de tarefas, no bem-estar e saúde do ser humano.

No trabalho onde a jornada é intensa, e onde os funcionários passam grande parte do dia, uma iluminação falha pode reduzir a produtividade, proporcionar problemas emocionais e desconforto, ocasionar danos à saúde dos colaboradores. Desse modo, a arquitetura tem papel essencial ao proporcionar ambientes de trabalhos adequados, aumentando assim, a produtividade da empresa.

  1. PROBLEMA

Quais são os fatores relevantes para uma iluminação adequada, em um escritório?

  1. HIPÓTESE

A hipótese estudada é a falta de conhecimento das pessoas quanto a iluminação, seus benefícios, e o quanto é importante e necessária. Diversas vezes é considerada só para iluminar um ambiente, sem haver preocupação com sua intensidade, finalidade, e como isso interfere nos usuários e na produtividade de um ambiente de trabalho.

  1. OBJETIVO 

  1. OBJETIVO GERAL

O objetivo da pesquisa é apresentar a iluminação adequado para um escritório, seus benefícios à saúde e o bem-estar humano. Assim, empresas que enfrentam o mesmo problema na sociedade, com escritórios carentes de uma boa iluminação, poderão melhorar o ambiente de trabalho, as atividades realizadas, a qualidade de vida dos funcionários e o rendimento da mesma.


  1. OBJETIVO ESPECÍFICO

Para desenvolvimento do projeto será necessário:

  • Pesquisar sobre o fundamento e tipos de iluminação;
  • Estudar sobre as atividades realizadas em um escritório;
  • Pesquisar sobre a iluminação adequada em um ambiente de trabalho;
  • Desenvolver estudos para solucionar a falta de iluminação em escritórios existentes.

  1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Conforme Flávia Bizzotto (2014-p.57) “a iluminação para escritórios requer a elaboração de cálculos luminotécnicos precisos, pois não só a produtividade é importante, mas a saúde dos usuários está diretamente envolvida”.

Portanto, é necessário serem feitos estudos com a iluminação ideal para esses espaços, atendendo a real necessidade dos envolvidos.

Como Mauri Luiz da Silva (2009-p.40) cita, “bem iluminar não quer dizer bastante iluminação, mas iluminação na medida adequada e com recursos de dinamicidade”. Essa iluminação inadequada pode proporcionar aos funcionários ofuscamento ou dispersão.

  1. METODOLOGIA

Para realização da pesquisa serão necessárias algumas etapas, as quais serão necessárias para desenvolvimento do trabalho, e conhecimento do tema. Essa metodologia será bibliográfica através de livros, revistas e artigos. Além de estudos de caso, que demonstram o quanto uma iluminação ineficiente interfere na vida das pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (102 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com