TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proposta de iniciação científica

Por:   •  1/4/2019  •  Projeto de pesquisa  •  986 Palavras (4 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP[pic 1]

ARQUITETURA E URBANISMO

PLANO DE PESQUISA

LEVANTAMENTO E ANÁLISE ERGONÔMICA DO MOBILIÁRIO PARA OPERADORES DE CAIXA EM SHOPPING CENTERS E LOJAS COMERCIAIS EM GERAL”

AUTOR: Lilith Maria Correia da Silva D7764A9

CURSO: Arquitetura e Urbanismo

CAMPUS: Indianópolis

ORIENTADOR: Antônio Franco. 244716

Plano de Pesquisa destinado a participação da seleção do Trabalho de Iniciação Científica de 2019 na área de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Paulista - UNIP.

São Paulo/SP, 30 de Março de 2019.

SUMÁRIO

  1. Introdução……...……………………………………………………….........…...3
  2. Objetivo geral…………………………………………………………........…….3
  3. Materiais e método.....................................................................................3
  4. Resultados esperados..………………………………………………........…...3
  5. Cronograma……………………………………………………………........……5
  6. Referências bibliográficas.........................................................................5

  1. Introdução

Sabe-se que um Shopping Center abriga várias lojas em um ambiente fechado. Ali passam diversas pessoas no dia-a-dia à procura de diversos tipos de lojas e serviços oferecidos nestes grandes centros comerciais. Vamos voltar o nosso olhar para os trabalhadores do local, mais especificamente para os operadores de caixa em diversos setores e mostrando as diferenças na forma de uso do mobiliário que muitas vezes podem configurar-se dentro de um quadro de risco ergonômico.

2. Objetivo Geral

A finalidade deste trabalho é realizar um levantamento através da análise observacional do espaço e mobiliário dos operadores de caixa, entre 10 Shopping Centers mais importantes de São Paulo de forma qualitativa. Sempre sob a ótica da ergonomia estabelecida pela norma regulamentadora NR 17 e dos manuais antropométricos.  

3. Materiais e métodos.

         Os métodos dessa pesquisa se baseiam no registro perceptível, sejam eles fotográficos ou observacionais do espaço destes trabalhadores. O levantamento e análise acontecerão de acordo com dois campos específicos:

  • Levantamento bibliográfico como base de pesquisa;
  • Trabalho de campo coletando material para análise;
  • Desenvolver de acordo com as observações se de fato condiz ou não as Normas e os manuais antropométricos para os trabalhadores.  
  • Sugerir elementos ou características neste mobiliário que se ajustem, minimizem ou melhorem as condições inadequadas a suas funções cotidianas sem que lhes cause dano ou lesão por esforços repetitivos.

4. Resultados esperados.

De acordo com a tipologia do trabalho, iremos investigar de forma qualitativa cada função destes operadores de acordo com a NR 17 e baseados nas posturas antropométricas e espaços preconizados pelos manuais como, por exemplo, Neufert e Panero e Zelnick.. Mostrar de forma geral as condições de trabalho, verificando se o mobiliário segue às normas da NR 17; se os dimensionamentos são compatíveis com os preconizados na definição das situações de trabalho; descrição das tarefas prescritas ela atende, por exemplo, as atividades desenvolvidas por estes trabalhadores? São adaptáveis para pessoas com mobilidade reduzida ou apresentam condições de acessibilidade?

Segundo a NR 17, verificar se mantém as condições de iluminação, ruído, conforto térmico, bem como a proteção contra outros fatores de risco químico e físico, de acordo com o previsto na NR-17 e outras normas regulamentadoras.  O posicionamento do mobiliário protege os operadores? Além disso, as superfícies opacas evitem reflexos incômodos no campo visual do trabalhador? Contra correntes de ar, vento ou grandes variações climáticas?

Em relação ao equipamento e às ferramentas utilizadas pelos operadores para o cumprimento de seu trabalho estão posicionados de modo a favorecer os movimentos e ações próprias da função, sem exigência acentuada de força, pressão, flexão, extensão ou torção dos segmentos corporais?  O posto de trabalho está dentro dos limites de alcance manual e visual do operador, permitindo a movimentação dos membros superiores e inferiores e respeitando a natureza da tarefa?

Toda esta pesquisa será registrada através de fotos dos ambientes de trabalho. Assim, analisaremos o dimensionamento deste móvel segundo a NR 17.  Por fim, verificar a possibilidade de um comparativo com outros modelos de outros países e ver suas semelhanças e diferenças através de bibliografias disponíveis.

5. Cronograma

O cronograma seguirá a seguinte ordem de planejamento:

Março

Sugestão para análise da banca organizadora do concurso.

Abril/ Maio [pic 2]

Junho/Junho

Pesquisa bibliográfica e materiais de apoio.

Abril

 Maio

Escolha dos Shoppings Center;

Montagem e preparação de observação de campo.

Junho

Julho

Coleta de material para pesquisa de acordo com Shoppings escolhidos.

Julho/ Agosto Setembro

Análise e desenvolvimento do texto.

Outubro

Revisão;

Impressão.

Novembro

Entrega final do plano de pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (104.1 Kb)   docx (52.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com