TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais medidas foram efetuadas para solucionar os problemas apresentados pelo Polo Gerador de Tráfego?

Por:   •  16/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.052 Palavras (5 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 5

 1 – Quais medidas foram efetuadas para solucionar os problemas apresentados pelo Polo Gerador de Tráfego?

A implantação de novos empreendimentos em um determinado espaço urbano, tornou-se objeto de preocupação as autoridades de planejamento de trânsito e do transporte urbano. Essa preocupação deve-se ao fato de que tais empreendimentos causam impactos no trânsito que resulta em sobrecarga na utilização de vias de acesso e contribuem para aumento dos congestionamentos.

        A partir dessas premissas foi possível adotar medidas para solucionar os futuros problemas que o Pólo Gerador de Tráfego poderia apresentar, definindo com precisão as entradas para edificação implantada, aproveitando todas as vias que ficam em torno do terreno, levando em consideração as características das vias locais como retornos e rotatórias.

O estacionamento foi definido pelo cálculo indicado na lei de zoneamento, art. 215, inciso v que determina que deve haver 1 vaga para cada 30 m² de área construída, opção escolhida pela equipe.

Segue cálculo abaixo:

Área total construída – 43749,2 m² / 30 m², totalizando 1458,30 vagas para estacionamento. Sendo 75 vagas (5%) para idosos, 30 para PNE vagas (2%) e 30 para gestantes (2%). Também haverá um estacionamento exclusivo para moto com 150 vagas (10%).

2–Topografia
O terreno possuía vários níveis e é cortado pelo Rio Pimenta ao nível 16.5. Devido a hidrografia presente e o risco de alagamentos, aterramos uma área em torno de 37.000m² localizada à esquerda do terreno ao nível 24.5m para que o shopping não sofresse com alagamentos já ocorrido em níveis mais baixos.

3 – Partido

Edificação vertical, circular irregular, com o uso de grandes curvas, formada por paredes externas de vidro e estruturada por uma malha de aço, trazendo consigo um conceito desconstrutivista e organicista.  Além disso, a edificação foi implantada em um ponto estratégico do terreno, ainda está dividida em 3 grandes blocos vinculados entre si. O projeto possui elementos caracterizadores de uma arquitetura sustentável, sendo empregado placa solares para produção de energia.

4 – Zoneamento

CORREDOR PRIMÁRIO

Área Mínima

800 m²

Testada Mínima

20 m²

ATME

320% da área total do terreno

ALML

30%

Afastamento frontal

30 m do eixo da via

Gabarito Máximo

12 pavimentos

5 – Número de elevadores

De acordo com a NBR 5665/1982 – Cálculo do Tráfego de elevadores, deverá ser utilizado no mínimo 4 elevadores para o shopping em questão, devido está classificado como “lojas”, juntos com capacidade de transportar 10% da população do shopping e 12% para a população das salas comerciais, com o cálculo da população desta categoria de edifício sendo computado com o seguinte cálculo:

  • Shopping

1 pessoa /4 m² → Área total construída – 31.425 m² / 4 m² = 7.856,25 pessoas, onde, 10% deste valor seria 785,62, divididos em 4 elevadores, com tolerância de 5 min.

  • Salas comerciais

1pessoa/ 7 m²→ Área total construída – 23398 m²/ 7m² = 1257 pessoas, onde 12% deste valor seria 150,84 divididos em 2 elevadores, com um tempo de tolerância de 5 min.

Usaremos este número, resguardando-nos por saber que nosso edifício é dotado de escadas rolantes e esta norma rege que não precisamos computar a população de pavimentos munidos de escadas rolantes, desde que estas tenham ligação ao pavimento de acesso e tenham capacidade de transportar esta população.

Já segundo a NBR 13994/1999 - Elevadores de passageiros - Elevadores para transporte de pessoa portadora de deficiência que um elevador para o transporte de PNE um elevador com capacidade para 16 passageiros deve 2.10 de largura para 1.30 de profundidade, perfazendo um valor de 2.73 m² de área, afim de permitir o giro da cadeira.

Ainda de acordo com legislação urbanística de São Luís, quando o edifício tiver acima de 9,20de altura é obrigatório a instalação de elevadores, não dispensando a colocação de escadas.

6 – Número de Sanitários

        De acordo com a legislação Urbanística de São Luís, encontramos o número de elevadores dividindo a área útil da edificação por 100m².

Assim:

Área total construída 43749,2 m² /100m² = 437 sanitários (aproximadamente)

Sabendo que cada sala comercial tem seu sanitário próprio, diminuindo esse número para 337 sanitários, lembrando que além do shopping ainda haverá sanitários próprios na academia, cinemas e áreas internas de serviço e administração. E estes serão divididos entre homens, mulheres, família e PNE.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (72.7 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com