TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFERÊNCIAS ARQUITETÔNICAS: CONCEITUAL E PROJETURA

Por:   •  18/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  607 Visualizações

Página 1 de 3

  1. PARTIDO ARQUITETÔNICO
  1. REFERÊNCIAS ARQUITETÔNICAS: CONCEITUAL E PROJETUAL

As referências projetuais são de vital importância na elaboração de um projeto de arquitetura. É preciso pesquisar sobre o tema do projeto proposto e aprender com seus erros e acertos. Devem ser pesquisadas referências projetuais que se assemelham ao tema proposto e durante a pesquisa tente buscar projetos que tem a ideias semelhantes às que pensa em usar no projeto.

        Para a boa elaboração do projeto temos que ter no mínimo três projetos de referência e termos grandes arquitetos envolvidos. Abaixo podemos analisar a referência projetuais de empreendimentos residenciais. Observe os pontos que foram destacados e a análise feita para realçar o partido arquitetônico que será utilizado no projeto.

  1. TEMA

Este recente tema, é de grande importância para economia do país, uma vez que se tornarão a maioria da população em 2030, de acordo com um estudo de mercado¹. Tal temática vem sendo estudada, quando se houve a necessidade de projetar espaços multifuncionais, de fácil adaptação e automatizados. Tal geração vai contra toda a corrente, são determinados e aspiram a experiências muito diferentes das de seus antepassados diretos. De acordo com pesquisas, podemos afirmar que esta geração de jovens tem menor interesse no casamento, esperam mais tempo para procriar ou alguns simplesmente decidem que não terão filhos. Em suas vidas aceleradas, não há tempo para tarefas domésticas e muitos compartilham moradias com amigos. Há um “boom” na tendência freelancer e o espírito autônomo dos Millennials - a geração que se projeta para tornar-se seus próprios patrões - incentiva o uso de um mesmo espaço para mais de uma atividade, por isso ter uma casa que possa adaptar-se à um espaço de trabalho é a chave.

Por esta razão, é comum a projeção de apartamentos pequenos, modernos, multifuncionais e minimalistas. O comportamento e os hábitos dos Millennials apontam justamente à isso, espaços mínimos, mas com grande flexibilidade. Segundo os pesquisadores, o ano de 2018 será o ano para abordar as necessidades desta tendência e adaptá-las à arquitetura, onde um ambiente pode mudar-se rapidamente e transformar o cenário, abordando estrategicamente a inovação, flexibilidade e visão de futuro.

  1. JUSTIFICATIVA

A escolha do tema foi mediante a uma pesquisa de novas tendências, identificação pessoal e necessidade da população. Ao nascer nos anos 90, faço parte desta geração, me identificando assim com o assunto abordado. Levando em conta a economia futura do país, o tema é bastante visado nesse sentido, fazendo com seja de grande interesse para o mercado, economicamente falando. Assim, por sua vez, os espaços multifuncionais são fortes tendências na atualidade e superapostas para os próximos anos.

Prédios e casas são empreendimentos que refletem muito a personalidade dos consumidores. Os Millennials, ousados e dinâmicos, trazem grandes desafios também para os setores de construção e desenvolvimento de empreendimentos brasileiros. Pois, não têm necessidade de papel ou de uma estação de trabalho tradicional e porque estão sempre em movimento, movimentam-se de uma forma “light” com o seu próprio computador. No que se refere ao ramo comercial, os projetistas estão a mudar os paradigmas e criar outras formas de trabalhar como por exemplo “mesa compartilhada”, mesas com marcações ou espaços flexíveis utilizados por várias pessoas de diferentes departamentos. Assim, a arquitetura e os arquitetos têm de se adaptar às necessidades da geração dos Millennials, aprender rapidamente o que eles querem e propor soluções para transformar os escritórios tradicionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (65.4 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com