TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE VISITA A OBRA

Por:   •  13/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.156 Palavras (5 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 5

RELATÓRIO DE VISITA A OBRA

(PRAÇA DA MODA)

GOIÂNIA, 2018

Praça da Moda

Localização, Finalidade e Estrutura

Localizada no 3° piso do Shopping Mega Moda, que se encontra na Rua 44, com a Av. Contorno, com a Rua José Sinimbu Filho, o Praça da Moda tem finalidade comercial e consiste num conjunto de lojas comerciais que oferecerão serviços e alimentação. A ideia é de que o Praça da Moda, que possui comunicação com o Mega Moda Hotel e o Shopping Mega Moda, traga movimentação a região que perde totalmente o movimento após as 18 horas, ou seja, a pessoa sairia do trabalho e poderia, por exemplo, ir resolver serviço de banco, uma vez que está previsto uma agência do Bradesco para o local, ou até mesmo se encontrar com amigos.

Como dito inicialmente, a obra que já está em fase de acabamento, se encontra no 3° piso, onde antes era um estacionamento para o shopping. O 2° piso continua servindo de estacionamento e no 1° piso (térreo) é onde se encontram lojas de vestuário e cosméticos. O acesso será por meio de escadas rolantes, elevadores, e a rampa do próprio estacionamento, itens já existentes. A estrutura do antigo estacionamento continua, onde foi apenas incorporado as lojas, porém fazendo o readequamento dos pilares, revestindo-os.

A estrutura da obra em si é de material misto: Estrutura Metálica e Estrutura de Concreto. As lojas com revestimento de gesso acartonado, estruturado com Metalon; forro de gesso; eletrocalha; e pergolado externo de Metalon.

A visita a obra foi realizada no dia 14/04/2018 e em uma conevrsa com um dos responsáveis da obra e que a acompanhou, ele nos descreveu dois processos de execução: o de alvenaria e o de revestimento.

Alvenaria

No projeto foi definido que iria ser feito a execução da alvenaria com blocos de concreto convencionais, com espessuras de 9 cm. Uma vez definido isso foi iniciado a fase de compra de material. Os blocos foram recebidos através de caminhões Munck, palletzados, algo comum hoje em dia. Para esta em obra em específico foi constatada uma desvantagem em relação a movimentação, a logística dessa material, já que o canteiro de obras tinha sido locado do outro lado da rua. Então o deslocamento desse material para a obra no terceiro piso era feita através de veículo, para ser mais específico, uma pick-up.

Em relação ao processo de estocagem, como dito antes, foi feito o recebimento da mercadoria palletzada, então o ideal era que no armazenamento dos blocos, eles permanecessem assim. Isso contribuiria também para a preservação do mesmo, uma vez que se não estiverem bem secos, o concreto acaba quebrando facilmente trazendo grande desperdício. Característica notada nessa obra. Já que os blocos foram recebidos com sete dias de desemformados, então eles ainda não estavam totalmente rígidos. Outro fator que contribuiu para essa complicação foi o fato de ter sido em um período chuvoso. Sendo assim, teve de se ter bastante cuidado no manuseio e assentamento desses blocos.

Os blocos de concreto tinham de ser realocados para o terceiro piso. Essa realocação também deveria ser feita em pallets, mas isso não aconteceu pois eram de constante utilização, ou seja, os blocos chegavam por meio da pick-up e já eram utilizados de imediato, logo, não houve necessidade de uma reestocagem.

O processo para poder soltar essa alvenaria foi feita, basicamente, a locação do projeto no próprio piso, isto é, a transformação do desenho em realidade. É feita então a marcação dos eixos principais. Uma vez marcadas essas alvenarias de eixo principal, foi sendo feito o assentamento. Um detalhe dessa questão foi que, era preciso fazer a regularização de piso, algo que deveria ter sido feito logo de início, entretanto, os blocos chegaram primeiro que o cimento, e esse processo só foi feito posteriormente por ambiente. Resumindo, passou-se o nível, nivelou-se o piso nos eixos que iriam soltar as primeiras fiadas dos eixos principais e então levantou-se a alvenaria.

Dentre os equipamentos utilizados temos: colher de pedreiro, linha de náilon, betoneira, prumo, EPI’s, makita, serrote, e outros. Durante esse ponto da conversa, o responsável que nos acompanhou comenta que, quando os blocos estão moles, o próprio serrote pode ser utilizado para corta-los, mas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (50.1 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com