TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REQUALIFICAÇÃO DO MERCADO DE CAPELINHA

Por:   •  12/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.813 Palavras (24 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 24

Requalificação do Mercado Municipal de Capelinha, MG;

Requalification of the Municipal Market of Capelinha, MG;

Recalificación del Mercado Municipal de Capelinha, MG

Brunna Fernandes Rocha, Centro Universitário Newton Paiva.

Resumo

O objetivo do presente trabalho foi apresentar uma análise sobre a requalificação do Mercado Municipal de Capelinha, Minas Gerais. Foi realizado um estudo qualitativo tendo como base pesquisas bibliográficas, análises documentais e visitas técnicas, para compreender da atual situação do espaço físico local. Foi observado que o ambiente apresenta falhas na composição de estruturas e a má circulação de pessoas e mercadorias. Com base nos estudos, foi proposta uma requalificação do mercado com um novo designer na estrutura e de toda a área do mercado e criando uma nova setorização que funcione conforme as necessidades do mercado. Assim espera-se que a requalificação melhore a qualidade de vida social, cultural e econômica, além de proteger a imagem da feira municipal.

Palavra Chave: Requalificação, Estrutura, Qualidade de vida.

Abstract:

The objective of this study was to present an analysis about the requalification of the Municipal Market of Capelinha, Minas Gerais state, Brazil. A qualitative study was carried out based on bibliographical researches, documentary analyzes and technical visits, aiming to understand the current situation of the physical space. It has been found that the current market’s area shows some failures on the structures composition and it is not appropriated for circulation of people and goods. Based on this research, we proposed a requalification using a new design for the whole structure of the market’s area, creating a new functional sectorization according to its demands. Thus, the requalification may improve the quality of social, cultural and economic life, as well as to protect the image of the municipal market.

Keywords: Requalification, Structure, Quality of life.

Resumen:

El objetivo del presente trabajo fue presentar un análisis sobre la recalificación del Mercado Municipal de Capelinha, Minas Gerais. Se realizó un estudio cualitativo basado en investigaciones bibliográficas, análisis documentales y visitas técnicas, para comprender la situación actual del espacio físico local. Se observó que el ambiente presenta fallas en la composición de estructuras y la mala circulación de personas y  mercancías. Con base en los estudios, se propuso una recalificación del mercado con un nuevo diseñador en la estructura y de toda el área del mercado y creando una nueva sectorización que funcione conforme a las necesidades del mercado. Así se espera que la recalificación mejore la calidad de vida social, cultural y económica, además de proteger la imagen de la feria municipal.

Palabra Clave: Recalificación, Estructura, Calidad de vida.

  1. Introdução

A feira livre retrata uma das formas mais velha de comercialização de produtos agrícolas. Contém registros de que os povos sumérios já faziam uso desse processo de comercialização em 3.000 a.C. fazendo trocas em um local específicos da cidade, em um dia determinado da semana (SALES, RESENDE e SETTE, 2011).

Com o passar do tempo as feiras livres sentiram seu espaço encurtado pelo aumento de outros canais de comercialização, como os supermercados, nota-se que, até nos dias de hoje, as feiras livres ainda exercem um papel essencial na consolidação econômica e social da agricultura familiar, perante o ponto de vista do feirante, e socioeconômico cultural, perante o ponto de vista do consumidor (GODOY e ANJOS, 2007b).

Quaisquer características fazem das feiras livres um ambiente de comercialização impar, que atrai milhares de consumidores até os dias de hoje. Dentre elas, a oferta de produtos diferenciados que geralmente são produzidos de maneira artesanal e em pequena escala e as relações de amizade e confiança estabelecidas entre vendedores e compradores ao longo do tradicional ato de “fazer a feira” (SALES, RESENDE e SETTE, 2011).

Ainda com inúmeros diferenciais e qualidades competitivas, o crescimento e desenvolvimento das feiras livres ainda é limitado pela falta de conhecimento, informação e recursos dos feirantes que, por não possuírem condições de promover suas vendas e atrair clientes, perdem espaço para grandes canais de comercialização. As feiras livres têm importância econômica, social e cultural, das feiras livres tem como objetivo contribuindo para a melhoria e desenvolvimento da cidade. Busca-se com esse trabalho fazer um levantamento da real situação do Mercado de Capelinha para que, a partir das informações coletadas, com o objetivo de beneficiar o desenvolvimento da feira livre e resgatar o valor histórico para a cidade. Com isso surge o tema da pesquisa, requalificação do Mercado Municipal de Capelinha, Minas Gerais.

As feiras livres representam para a sociedade uma forte manifestação sociocultural. Elas surgiram com a finalidade de troca de bens e aos poucos foram assumindo valor econômico. As evoluções das feiras aconteceram de forma espontânea e fixaram-se no imaginário das pessoas através do seu valor imaterial, fator este que fez com que a Feira Municipal de Capelinha desse início ao processo para reconhecimento como de patrimônio imaterial da cidade.

Através de pesquisas exploratórias por meio de observação livre realizadas no ano 2018 da cidade de Capelinha, Minas Gerais verificou-se a precariedade do mercado municipal da cidade. Observou-se a precariedade do espaço, sobretudo o conforto ambiental dificultando a permanência dos feirantes no mercado com isso, muitos dos feirantes preferem expor suas mercadorias no chão no lado de fora onde dizem ser mais tranquilo.

Por isso, diante desses fatos surge a pergunta que norteia esse estudo: Como a arquitetura pode contribuir para o desenvolvimento de um projeto de requalificação resolvendo os problemas do Mercado Municipal e resgatando o valor histórico para a cidade.

O objetivo geral do presente trabalho é desenvolver uma pesquisa que possibilite um embasamento teórico que contribua para a requalificação o Mercado Municipal, no desenvolvimento urbano, e melhorando a qualidade da imagem da cidade Capelinha, bem como para o seu desenvolvimento cultural, social e econômico. E os objetivos específicos são: investigar os conceitos de Feira livre, Mercado Municipal e requalificação de espaços públicos; estudar a realidade do local em termos físicos e sociais, identificando as necessidades da comunidade, compreendendo o papel dos agentes sociais envolvidos na construção do espaço urbano específico; analisar obras análogas para orientar e entender o funcionamento de um Mercado com feira livre e estudar as diretrizes urbanísticas e aplicá-las no proposto projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.7 Kb)   pdf (551.6 Kb)   docx (1.8 Mb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com