TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO: AS TEORIAS DA FORMA DE PLATÃO

Por:   •  9/9/2020  •  Resenha  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE RUY BARBOSA

ARQUITETURA E URBANISMO

ANÁLISE E COMPOSIÇÃO DA FORMA

MICHAEL JORGE SILVA JESUS

RESUMO: AS TEORIAS DA FORMA DE PLATÃO

Para Platão, uma Forma é uma essencia eterna, imutavel e universal. Ele acreditava que o que encontramos no mundo físico são exemplos imperfeitos de absolutos imutáveis tais como Bondade, Justiça , Verdade e Beleza que existem num mundo ideal, não espacial. Acreditava que o mundo das formas contem exemplares de entidades matemáticas e geométricas como números e o círculo perfeito. O ponto na sua teoria é que essas Formas têm uma existência objetiva ou extra-mental, ou seja, elas existiam mesmo se nenhum ser humano existisse ou pensasse nelas. As Formas também são universais no sentido que podem estar em várias ou muitas coisas ao mesmo tempo.

Termos universais refere-se a uma palavra que é aplicada universalmente a vários sujeitos particulares diferentes. Platão explicou essa característica da linguagem humana dizendo que existe um vermelho universal (a Forma da cor vermelha) que serve como um padrão ou uma norma para todos os exmplos particulares e sombras de vermelho encontradas no mundo físico.

Definições versus exemplos

Ao pedir uma definição, Platão não quer exemplos (as linhas verticais), ele quer a essência comum ( a linha horizontal). Esse elemento Universal buscado nas definições é uma antecipação da Forma universal ou essência. Durante o nosso tempo de vida, cada um de nós provavelmente entrará em contato com muitos exemplos de conceitos tais como justiça. Mas em cada exemplo, haverá um elemento essencial sem o qual o ato particular não seria um ato de justiça.

Uma série (classe) versus os Membros da série

Toda classe de objetos no mundo físico tem um arquétipo ou um padrão perfeito existindo no mundo imutável, eterno e imaterial das Formas. Coisas particulares são agrupadas na mesma classe se possuem propriedades essenciais similares. Usemos um círculo para representar essa classe, e, então, pense em um número específico de cães que podem incluir diferentes raças. Esses cães serão x’s dentro do círculo. A partir desse exemplo, chegamos a reconhecer a diferença entre a classe ou série de todos os cães ( o círculo) e os números incontáveis de cães que são membros desse classe (os x’s dentro do círculo).

O cão perfeito (a Forma) é uma maneira de se referir à série de propriedades essenciais compartilhadas por todos os membros específicos da série. Algumas pessoas se referem a essa essência sob o termo qualidade do cão. Para Platão, quando vemos um cão particular, reconhecemos nessa espécime imperfeita algo que nos lembra a Forma perfeita. Similarmente, podemos pensar sobre a qualidade de cavalo, gato, árvore.

O círculo representa uma classe ou série, nesse caso a série de todos os cães. O conceito de classe existe no mundo das Formas enquanto os membros particulares da classe no mundo inferior das coisas particulares.

Entidades Matemáticas

Plataão acreditava que as disciplinas da matemática e geometria provam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (35.2 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com