TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DE UM MANUAL DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PRESERVAÇÃO

Por:   •  28/10/2021  •  Seminário  •  3.975 Palavras (16 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

    UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE

   DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA & URBANISMO

TECTÔNICA 8

MANUAL DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DO IPHAN

Prof° Roberto Araújo

                                       

KAROLAINE BUARQUE

MÁRCIO CAMPELO

MATEUS DE ANDRADE

MYKAELLA MARIA

WANESSA SANTIAGO

         Recife

2021

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO…………………………………………………………………………………….

2. OBJETIVO. ...........................................................................................................................

3. SOBRE O MANUAL..............................................................................................................

4. PROJETO DE INTERVENÇÃO NO PATRIMÔNIO EDIFICADO.........................................

4.1 IDENTIFICAÇÃO E CONHECIMENTO DO OBJETO DE INTERVENÇÃO………………………………………..

4.2 DIAGNÓSTICO………………………………………………………………………………………………………….

4.3  PROPOSTA DE INTERVENÇÃO……………………………………………………………………………………..

5. PROJETO DE INTERVENÇÃO EM ESPAÇOS URBANOS.

5.1. INTRODUÇÃO…………………………………………………………………………………….

5.2. IDENTIFICAÇÃO E CONHECIMENTO DO OBJETO DE INTERVENÇÃO……………………………….

5.3. DIAGNÓSTICO………………………………………………………………………………………………………….

5.4  PROPOSTA DE INTERVENÇÃO……………………………………………………………………………………..

7. CONCLUSÃO........................................................................................................................

1. INTRODUÇÃO

 

A disciplina de Tectônica 8, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco, tem como base o estudo e planejamento de projetos e intervenções em sítios históricos, seja no patrimônio edificado, ou em espaços urbanos. Diante disso, foi elaborado o presente relatório, de forma a trazer um entendimento do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), em relação ao projeto de intervenção do patrimônio histórico.

2. OBJETIVO

O presente trabalho tem o objetivo de expor os conceitos e a forma de elaboração de projetos de intervenção, no patrimônio histórico, a partir dos capítulos 4 e 5 do manual de elaboração de projetos de preservação do patrimônio cultural do IPHAN, e trazer uma visão crítica do mesmo.

3. SOBRE O MANUAL

 O Manual de Elaboração de Projetos de Preservação do Patrimônio Cultural integra o conjunto de cadernos técnicos do Programa Monumenta, elaborado com a finalidade de consolidar e transmitir os conceitos, normas e preceitos que orientam a preservação do patrimônio histórico e artístico protegidos pela União.

  Elaborado em 2000, o manual foi criado por técnicos do Programa Monumenta, com base em suas experiências profissionais na elaboração de textos, práticas, orientações e roteiros em manuais similares produzidos pelo IPHAN em outros momentos e também junto com outros órgãos de preservação do patrimônio histórico e cultural. Foi criado na intenção de atender, principalmente, os profissionais que atuassem no programa Monumenta e que envolvesse bens imóveis em situação de tombamento federal ou em área de projeto, assim como espaços públicos urbanos integrantes dessas áreas históricas. Este manual disponibiliza um programa de regras que facilitam o entendimento do bem edificado e quais as formas e propostas poderão ser aplicadas no projeto. Assim, é de suma importância conhecer os valores artísticos e históricos do objeto de intervenção. A fim de preservar a integridade do patrimônio histórico.

4. PROJETO DE INTERVENÇÃO NO PATRIMÔNIO EDIFICADO

Entendemos que o manual refere-se a um conjunto de elementos necessários a serem seguidos para uma completa intervenção em um patrimônio edificado. Dessa forma, as ações são de extrema importância para prolongar a o tempo de vida da edificação, dentre os quais englobam os conceitos de restauro, manutenção, estabilização e outros. Assim, cada um destes conceitos corresponde a um tipo de intervenção, que depende, principalmente, do estado de conservação do Bem.    

   

4.1 IDENTIFICAÇÃO E CONHECIMENTO DO BEM

Atividades que definem esta etapa:

Levantamento Histórico - Pesquisa Histórica para obter as informações, por meio de pesquisas arquivística, bibliográfica e de fontes orais, a fim de conhecer e situar a edificação no tempo, identificando sua origem e o seu percurso histórico. Devem ser buscados nas pesquisas aspectos políticos, sócio econômico, técnicos e artísticos que direta ou indiretamente possam estar relacionados com a vida pregressa do Bem.

Principais órgãos de fontes de pesquisa:

IPHAN, Instituições Federais, cartórios, irmandades e etc.

Produtos da pesquisa histórica em quatro premissas:

relatório, documentação pesquisada, cronologia construtiva da edificação e a relação dos elementos artísticos móveis e integrados.

O levantamento dos dados históricos deve ser suficientemente rigoroso de modo a evitar falsas interpretações, comprometendo a autenticidade das informações, ou a necessidade de novas pesquisas.

4.1.2. Levantamento Técnico - Trata-se de reunir o máximo de material referente  ao conhecimento da forma da edificação, obtidos por meio de vistorias e levantamentos, representados graficamente e fotográficamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.7 Kb)   pdf (718.2 Kb)   docx (597.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com