TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RISC ARQUITECTURA - CARACTERÍSTICAS, BENEFÍCIOS E DESVANTAGENS

Projeto de pesquisa: RISC ARQUITECTURA - CARACTERÍSTICAS, BENEFÍCIOS E DESVANTAGENS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  2.591 Visualizações

Página 1 de 2

ARQUITETURA RISC – CARACTERÍSTICAS, VANTAGENS E DESVANTAGENS

RISC (Reduced Instruction Set Computer ou Computador com um Conjunto Reduzido de Instruções). Uma linha de arquitetura de processadores que favorece um conjunto simples de pequenas instruções que levam aproximadamente a mesma quantidade de tempo para serem executadas. Muitos dos microprocessadores modernos são RISCs, por exemplo DEC Alpha, SPARC. Os computadores atuais mixam as duas arquiteturas, criando o conceito de arquitetura híbrida, incorporando os conceitos das duas arquiteturas e a inclusão de um núcleo RISC aos seus processadores.

VANTAGENS

Velocidade - Os processadores RISC alcançam duas a quatro vezes a performance dos processadores CISC usando tecnologia de semicondutor.

Instrução de máquina simples - As instruções construídas para um processador RISC são simples e pequenas o que aumenta a sua performance.

DESVANTAGENS

Qualidade do Código – O desempenho de um processador RISC esta relacionado diretamente ao código gerado pelo programador. Na ocasião de um código mal desenvolvido o processador pode gastar um tempo a mais na execução das instruções, isto faz com que a performance de uma máquina RISC dependa em grande parte da qualidade do código, gerado pelo programador.

ARQUITETURA CISC – CARACTERÍSTICAS, VANTAGENS E DESVANTAGENS

O processador CISC (Complex Instruction Set Computer), tem a função de executar várias es centenas de instruções complexas, sendo extremamente versátil, como os processadores 386 e os 486. A tendência era construir chips com conjuntos de instruções com tarefas mais complexas.

VANTAGENS

Os processadores CISC têm a vantagem de reduzir o tamanho do código executável por já possuirem muitos códigos simples em vários programas, em forma de uma única instrução.

Os processadores baseados na computação de conjunto de instruções complexas tem uma microprogramação, um conjunto de códigos de instruções que são gravados no processador, permitindo receber as instruções dos programas e assim executar, utilizando as instruções contidas na sua microprogramação.

DESVANTAGENS

Leva muito tempo para caregar os comandos pela sua complexidade e o modo de funcionamento que é feita uma de cada vez.

O processador usa mais espaço no chip, e como os chips menores armazenam mais dispositivos, isso faz com que o CISC armazene menos disposetivos.

CONCLUSÃO

A arquitetura RISC se caracteriza pela sua estrutura dinâmica, simples, objetiva e de grande velocidade. Com um conjunto de instruções curtas e simples, consegue alcançar alta performance. Esta arquitetura apresenta varias qualidades, mas ela pode também se transformar num sistema de baixa performance se não for projetado de forma correta.

A vantagem de uma arquitetura CISC é que estão muitas das instruções guardadas no próprio processador, o que facilita o trabalho dos programadores, que já dispõe de praticamente todas as instruções que serão usadas em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com