TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reciclagem d e Resíduos da construção

Por:   •  7/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 2

Água de chuva em edificações

Visando economia e reuso da água, algumas regiões do Brasil iniciaram alguns projetos e leis em prol da conscientização e reuso da água. Algumas cidades no Nordeste, a exemplo da Bahia, o Ceará e o Rio Grande do Norte, atualmente destacam-se pela implantação de sistemas de reuso de água na irrigação e em pequenas comunidades rurais e urbanas por meio de lagoas de estabilização para tratamento de esgoto doméstico.

Instituições de ensino já iniciam o trabalho de educação ambiental aos seus alunos, visando que a nova geração já cresça sabendo utilizar a água de forma consciente e com práticas inovadoras para preservar esse bem natural. A cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, criou uma lei que obriga todos os novos edifícios com mais de 500 m2 de área impermeabilizada a construírem reservatórios para recolhimento de água de chuva, com o objetivo de retardar temporariamente o escoamento para a rede de drenagem. Com isso, a água retida nestes reservatórios servirá para atender áreas de jardinagem, limpeza e conservação do condomínio. Já em Curitiba, no ano de 2003, foi sancionada uma lei que tem como objetivo instituir medidas que induzam à conservação, uso racional e utilização de fontes alternativas para captação de água nas novas edificações, bem como a conscientização dos usuários sobre a importância da conservação da água e a lei recomenda que os sistemas hidráulico-sanitários das novas edificações deverão ser projetados visando o conforto e a segurança dos usuários, bem como a sustentabilidade dos recursos hídricos. Como cerca de 70% do uso da água em residências é de origem das instalações sanitárias, a água de reuso no condomínio, provento de banho, lavagem de roupas, etc., poderá ser usada novamente visando economia e práticas inovadoras.

O artigo explica sucintamente a importância da preservação dos nossos recursos hídricos. A maioria dos cidadãos deve aprender que a preservação da água não é apenas uma redução no custo mensal, mas sim, um passaporte para o bem estar das próximas gerações. Vale lembrar, que o artigo não citou sobre o uso da água para industrias e mineração que consome a maior parte de água, é importante ter consciência também de indústrias e mineradoras, fazendo valer uma recompensação de tratamento e reuso das águas, um bem natural e necessário para vida humana, devemos nos conscientizar cada vez mais para preservar de forma consciente a nossa água.

Aluno: Luiz Augusto Gomes

Curso: Eng. Civil – Turma 1 

Matrícula: 10123935

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (62.8 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com