TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio visita tecnica

Por:   •  2/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.194 Palavras (5 Páginas)  •  586 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

CURSO ENGENHARIA CIVIL

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA

KARLA TANIRA SOARES BARREIRO

PATO BRANCO

2015

KARLA TANIRA SOARES BARREIRO

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA

Trabalho apresentado à disciplina de Comunicação Linguística, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Pato Branco, como requisito de avaliação parcial para o 2º semestre do curso de Engenharia Civil.

Professora: Susiele da Silva

PATO BRANCO

2015

APRESENTAÇÃO

Este relatório descreve a visita técnica organizada pelo Professor Dr. Mário Arlindo Paz Irrigaray, que ministra a disciplina de Materiais de Construção II, conduzida na empresa de Tubo Forte, esta empresa atua na fabricação de produtos de concreto para drenagens de águas pluviais, esgoto, canalizações, sendo que a mesma mantém constantes investimentos em equipamentos tecnologias entre outros.

Toda empresa tem que cuidar para não poluir o meio ambiente e de acordo com informações a empresa trabalha para que haja preservação do meio ambiente.

OBJETIVOS

A visita técnica teve como objetivo apresentar aos acadêmicos uma parte da teoria, sendo aplicada na prática, logo se percebeu que a empresa Tubo Forte aplica os aprendizados de concreto seco no processo de fabricação de tubos, pavers, meio fio, galerias entre outros.

Um dos objetivos da empresa é mostrar os métodos utilizados na fabricação de cada produto até chegar ao seu estado final, adequados para o uso, sendo que todos atendem aos requisitos estabelecidos pelas NBRs.

PROGRAMAÇÃO

  • Chegada na Empresa Tubo Forte às 10:40 h aproximadamente, no dia 14/04/2015;

Foram feitas as seguintes visitas:

  • Setor onde ocorre a separação de materiais como: Brita, areia, pó de britagem e granilha;
  • Fabricação de Paivers;
  • Visita ao setor onde ocorre a fabricação de meio fios;
  • Visita ao setor de fabricação de tubos sem armação;
  • Visita ao setor de tubos com armação;
  • Visita ao setor onde se confeccionam as armações;
  •  Saída programada para as 12:00 h.

DESENVOLVIMENTO

Depois que saímos da UTFPR com o destino a empresa Tubo Forte iniciamos as visitas aos setores que estavam em funcionamento, conforme descrito acima na programação.

No setor de pavers verificamos como ocorre a mistura dos materiais que constituem o produto, sendo que esta mistura é realizada por um misturador o qual faz a dosagem exata dos elementos como areia natural, areia de britagens, granilha e pó. Neste setor foi apresentado aos alunos o misturador, uma espécie de betoneira, onde foi falado sobre o processo de mistura dos materiais e os aditivos, no qual é importante ressaltar que o tempo de mistura depende da umidade em que se encontram os materiais (principalmente a areia que é responsável por conter maior absorção dentre os materiais), logo em seguida este concreto seco é levado para uma prensa onde existem moldes que irão dar forma aos pavers, é importante ressaltar que eles passam por um processo de cura, este processo dura entre 4 a 7 dias aproximadamente e devem ser colocados em ambiente que favoreça o ganho de resistência.

O setor onde fabricam-se meio fios não estava em funcionamento, pois não havia demanda do produto no momento, portanto só foram verificados alguns meio fios que já estavam fabricados, neste mesmo local foi mostrada a forma da Galeria, a qual possui ferragens são dimensionadas para  ambos os lados facilitando seu uso, independente de estaqrem de cabeça pra baixo, colocar de lado, ela irão atender igualmente.

Vimos os tubos sem armações, que podem ser classificados como macho e fêmea, são usados para passar tubulações de esgotos e águas pluviais.

Tivemos a oportunidade de ver um tubo sem armação sendo fabricado, desde a dosagem dos materiais até o lançamento desse concreto na forma, é interessante falar que o trabalho é executado por equipes treinadas e todos usam os devidos equipamentos de segurança.

Os tubos são feitos em máquinas apropriadas, com auxílio dos colaboradores para colocação dos materiais na medida certa, ajudando assim a evitar o desperdício de materiais, reutilizando os que são lançados para fora da máquina e, também com auxilio de contrapeso no formato de um cilindro para dar forma aos tubos, com função de vibrar o concreto seco. Depois de todos estes procedimentos, eles são colocados em locais apropriados para serem desenformados, após é realizado o processo de acabamento do encaixe do tubo (feito com argamassa forte) onde são feitas as possíveis correções, e também para esperar o tempo necessário para cura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (93.9 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com