TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estagio

Por:   •  10/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.513 Palavras (11 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 11

1. INTRODUÇÃO

De acordo com Mitidieri (2002) a vedação vertical é um componente muito importante no conjunto – edifício, pois determinam grande parte do desempenho do edifício sendo responsáveis pelos aspectos relativos à habitabilidade tais como conforto, higiene, saúde e segurança de utilização. E, além disso, têm uma grande relação com a ocorrência de problemas patológicos tais como fissura.

Os sistemas de vedações construídos com blocos cerâmicos vazados são tradicionalmente utilizados no Brasil, enquanto que os painéis em gesso acartonado estão sendo cada vez mais utilizados neste país. Ressalta-se que é necessário analisar os subsistemas de vedações verticais existentes atualmente , para definir qual dos materiais ou componente é a melhor alternativa para a condição determinada a ser empregada. Apesar da utilização crescente desse componente, há uma carência no país sobre o conhecimento da tecnologia construtiva das divisórias de gesso acartonado, que já é largamente difundida em vários países. Popularizada partir do fim da segunda guerra mundial em países da Europa e nos Estados Unidos, pois sua instalação levava um tempo menor e necessitava de mão de obra menos especializada diminuindo os custos da obra (GELLNER, 2003). No Brasil começou a ser difundida em 1970, sendo utilizada inicialmente em programas governamentais de casa própria, tendo sido ser utilizado e difundido de fato no mercado da construção civil apenas na segunda metade do ano de 1990, em maior escala no século XXI.

O presente trabalho aborda através de pesquisas bibliográficas, com caráter informativo, possibilitando ter uma visão mais ampla e aprofundada acerca da utilização e manutenção de placas pré-fabricadas em fechamentos e divisórias internas em ambientes que utilizam o sistema Drywall, focado principalmente na utilização do gesso acartonado, para a construção de paredes, forros e revestimentos, feitos ao seco, que podem substituir facilmente outros tipos de execução, como por exemplo, a alvenaria comum. A formação deste trabalho apresenta conceitos de uso e normas adotadas no Brasil, e a possível viabilidade econômica na reutilização dessa técnica.

Originou-se da necessidade de difundir novas técnicas construtivas no setor da construção civil, alternativas economicamente e tecnicamente viáveis em substituição aos fechamentos convencionais, apresentação das boas práticas construtivas, forma de utilização e manutenção da técnica estudada, com finalidade de otimização, redução de prazos, diminuição de custos e desperdício, garantindo qualidade e praticidade ao setor da construção civil, de modo a aliar as peculiaridades da obra que se pretende executar com as vantagens e limitações da alternativa construtiva. Além da desmistificação em relação à fragilidade e durabilidade do sistema estudado. No trabalho buscar responder se é viável mudar o subsistema de vedação em blocos cerâmicos vazados para um novo tipo de vedação vertical (painéis em gesso acartonado)? E qual a destinação final apropriada para os resíduos de gesso utilizados nos painéis?  Para que seja respondida essa pergunta, Foram levados em consideração os aspectos qualitativos e quantitativos desses sistemas através de uma avaliação dos custos e dos benefícios para ambos os subsistemas de vedação.

1.2. OBJETIVOS

1.2.1. Objetivo Geral

Analisar através de estudos comparativos qual o sistema de vedação vertical mais adequado entre alvenaria em bloco cerâmico e painéis em gesso acartonado, em alta no mercado brasileiro a partir de material bibliográfico, no sentido de servir como apoio para a construção ou reforma de edificações. E a possibilidade da reutilização de resíduos do material utilizado. 

1.2.2. Objetivo Específico

  • Apresenta conceitos de uso e normas adotadas no Brasil acerca da utilização e manutenção de placas pré-fabricadas em fechamentos e divisórias internas em ambientes que utilizam o sistema Drywall.
  • Comparar os custos diretos unitários e totais dos materiais e mão de obra do subsistema de vedação vertical entre painéis em gesso acartonado e alvenaria em blocos cerâmicos para alvenaria.
  • Levantar as características tecnológicas dos materiais e sistemas de painéis em gesso acartonado.
  • Avaliar as vantagens e desvantagens da utilização e manutenção dos painéis em gesso acartonado e dos blocos cerâmicos utilizados nas vedações verticais.

2.  REFERENCIAL TEÓRICO

Segundo FRANCO (1998) muitas empresas do mercado têm percebido a importância da vedação vertical e vêm investindo em mudanças nesse subsistema, muitas vezes associadas a mudanças nos demais subsistemas do edifício. Uma das mudanças nesse subsistema é a utilização dos painéis em gesso acartonado para fechamentos ou divisões de áreas internas ao invés do uso convencional do bloco cerâmico para vedação. Os painéis em gesso acartonado podem atender muito bem as questões de racionalização do subsistema citadas acima, porém muitas pesquisas ainda devem ser elaboradas para quantificar e melhorar a utilização da técnica. Complementando segundo MITIDIERI (2002) afirma que as vedações verticais são muito importantes ao longo da construção, pois este componente está no caminho crítico da construção, determinando assim as diretrizes para o planejamento. E além de influenciar no planejamento da edificação também influencia no grau de racionalização da obra, pois interferem nas instalações elétricas e hidrosanitárias, esquadrias e revestimentos.

Para a execução das vedações verticais, pode ser empregadas diversas técnicas construtivas assim como uma variedade de materiais e componentes, de acordo com SABBATINI (2003) a vedação vertical concentra o maior desperdício de materiais e mão de obra, tendo 10% a 40% do custo total do edifício e decorrente isso recomenda-se que para a escolha da tecnologia a ser empregada devem ser avaliados alguns aspectos como:

  • Critérios de desempenho que a vedação vertical deve cumprir – desempenho térmico e acústico, estanqueidade à água, controle de passagem de ar, proteção e resistência contra a ação do fogo, desempenho estrutural, controle de iluminação e durabilidade;
  • Aspectos construtivos – facilidade de execução, produtividade, disponibilidade de pessoas habilitadas a executar o serviço e materiais necessários para o serviço, bem como equipamentos e mecanização acessíveis;
  • Aspectos ligados ao uso e manutenção.

Atualmente as principais formas de construção empregadas para fechamento de ambientes são: alvenarias convencionais de tijolos cerâmicos ou blocos de concreto são os tradicionalmente mais utilizados no Brasil, revestidos em argamassa ou pasta de gesso e vedação em chapas de gesso acartonado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (379.9 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com