TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Execução do Exercício SIG Utilizando o Software AUTOCAD MAP 3D

Por:   •  22/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.353 Palavras (6 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação.

Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo. Disciplina: Informática Aplicada ao Urbanismo

Relatório de Execução do Exercício SIG Utilizando o Software AUTOCAD MAP 3D

  1. O Exercício

O Sistema de Informação Geográfica (SIG) é um sistema de informação espacial que permite a integração de dados para análise. O objetivo deste exercício é utilizar o SIG para analisar a área de intervenção da disciplina LAUP VI (pátio ferroviário de Bauru) e seu entorno.

  1. Etapas de Criação do Exercício

Após salvar o mapa base em SDF e georeferenciá-lo na coordenada SAD69.UTM- 19S, criamos um layer, chamado Mapa_Quadras, das quadras referentes à área estudada. Feito isso, criamos uma topologia para cada quadra, através da ferramenta “Create from Geometry”. Automaticamente o programa cria uma tabela, onde cada linha corresponde a uma quadra.

Na sequência criamos as colunas referentes à tabela do mapa de quadras. Com a ferramenta “Schema”, na aba “Map Explorer”, criamos atributos para o mapa através da ferramenta “New Property”. Redefinimos alguns parâmetros, como o número máximo de caracteres, pois algumas informações exigiam um espaço maior. As tabelas foram preenchidas com a ajuda de tabelas auxiliares disponibilizadas na pasta da disciplina.  Após preencher a tabela, era necessário clicar em “Check-in” para salvar as informações da mesma.

Terminado o mapa de quadras, criamos uma topologia para o mapa de sistema viário através da ferramenta “SDF”. Novamente com o auxílio da ferramenta “Create from Geometry”, selecionamos cada rua da área estudada e, como anteriormente, foi criada a tabela com cada linha correspondente a uma rua. Criamos atributos para a tabela de sistema viário, através da ferramenta “Schema”. Preenchemos a tabela com o auxílio de uma tabela já elaborada, também disponível na pasta da disciplina.


Como o programa estava pesando muito, realizamos uma limpeza nos layers do arquivo importado do CAD e deixamos só a área estudada, não mais o mapa todo de Bauru. Com essa limpeza, o programa ficou muito mais rápido para se trabalhar.

Com os mapas já prontos, passamos para a parte de consulta de dados. Com a ferramenta “Style”, no painel “Task Pane”, duplicamos o layer do mapa de quadras para criar um mapa temático. Na janela “New Theme” criamos o tema “Número de Lotes”. Ajustamos as propriedades, como cor e legenda, para que as informações correspondessem ao número de lotes. Para visualizar o mapa temático criado, deixamos o layer do mesmo em primeiro plano.

Outra ferramenta que utilizamos para realizar consultas é a “Filter By” no canto direito da tela. Basta habilitar o atributo que se quer consultar, digitar um parâmetro e aplicar o filtro. O resultado se mostrará na tabela.

Já para fazer uma consulta com restrição de atributos, é necessário utilizar a ferramenta “Filter”. Ela abrirá uma janela chamada “Create Query”, onde a consulta será realizada através de uma operação matemática. É necessário escolher qual a propriedade a ser analisada, o operador matemático e o valor do atributo. Realizamos na aula várias consultas, como quadras com o número de lotes vazios maior que 3, entre outras. Para salvar a consulta, basta clicar em “Save expression”, no menu “Option”, dentro da ferramenta “Filter”. A consulta deverá ser salva na mesma pasta em que o exercício está salvo. É possível que se faça uma consulta mais complexa, com duas ou mais condições ou operadores matemáticos, utilizando o operador “AND”.

É possível fazer uma consulta temática também através da ferramenta “Style”, em “Task Pane”. Para isso, duplicamos o layer de quadras e clicamos em “Add a Rule” para adicionar uma condição. Na sequência basta realizar a mesma operação descrita anteriormente, como se estivéssemos utilizando a ferramenta “Filter”. Podemos alterar algumas propriedades para melhor visualização, como, por exemplo, a cor. Para cada consulta a ser realizada através da janela “Style” é necessário duplicar o layer.

Pode-se também realizar consulta por distância ou raio de influência, ou seja, pode-se analisar a proximidade de certos elementos presentes no mapa. Na aula realizamos a influência exercida por um elemento presente na Rua Campos Salles. Com a ferramenta “Feature Buffer” selecionamos a rua já mencionada e alteramos a distância de influência para 150 metros. Em “output buffers” configuramos onde e como será salvo o mapa de buffer. O mapa mostrará o raio de influência exercido pela rua.


[pic 1]

Figura 1 – Mapa de Quadras com tabela.

[pic 2]

Figura 2 – Mapa de Sistema Viário com tabela.


  1. Consultas ao banco de dados

As consultas a seguir estão salvas no computador 22 da sala 3 do LADICA→ Área de Trabalho → Pasta Exercício_Beatriz Lima_AutoCad_Map3D → Pasta Consultas do Relatório.

  1. Consulta por raio de influência

Utilizando a análise sobre o sistema viário feito para a disciplina LAUP VI, vemos que há pontos de ônibus na Rua Campos Salles. O raio de abrangência de um ponto de ônibus é de 500 metros, distância considerada confortável para se percorrer a pé.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com