TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro de Atividade: Conhecendo O Círculo utilizando o Software Geogebra

Por:   •  13/4/2016  •  Exam  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 4

Roteiro de Atividade: Conhecendo o Círculo utilizando o software Geogebra

(Atividade a ser desenvolvida com alunos do 8º Ano do Ensino Fundamental)

Esse roteiro foi desenvolvido para que tu possas realizar a atividade proposta, onde será estudada a figura geométrica Círculo. Trabalharemos com a sua circunferência, área, diâmetro e raio. Siga as orientações abaixo:

[pic 1]

  1. Abra o software Geogebra (ícone encontra-se na área de trabalho)
  2. [pic 2]Clique com o botão direito na Janela de Visualização e desabilite as opções “Eixo” e “Malha”.

  1. [pic 3]Na parte superior da janela do Geogebra, encontre a ferramenta “Círculo dados Centro e um de seus pontos” e selecione-a.

  1. Clique dentro da Janela de Visualização e irá aparecer um ponto A. Agora, arraste seu mouse afastando-o do ponto A e clique com o botão esquerdo em qualquer lugar da janela. Aparecerá um Círculo C, onde A será o centro do Círculo. (Dica: Acompanhe sempre seus passos na “Janela de Álgebra”, localizada na margem esquerda do software).
  1. Vá até a opção “Segmento” [pic 4]. Após, clique sobre o ponto A e vá até o ponto B que está localizado sobre a circunferência. Observe apareceu o segmento a que corresponde ao raio. Porém, a letra mais convencional para raio é o r, então clique com o botão direito sobre o segmento e vá em “Renomear”. Apague a e digite r.
  1. [pic 5]Vamos aproveitar e mudar a cor do segmento para dar um destaque. Clique com o botão direito sobre o segmento r e vá em “Propriedades”. Clique em cor e coloque Vermelho. Na opção estilo, coloque 7 na Espessura da linha e em Estilo Tracejado. Clique em fechar.

[pic 6](Importante: Não esqueça que a cada vez que fores utilizar uma nova ferramenta, desabilite a anterior clicando no ícone “Mover”. Logo, aí poderás utilizar a nova ferramenta).

  1. Encontre a ferramenta “Distância, comprimento ou perímetro” [pic 7] e selecione-a. Dê um clique simples sobre o segmento que corresponde ao raio e veja o que apareceu. Se aparecer a medida do raio ao lado, estás no caminho certo. Encontraste a medida do raio da circunferência.

[pic 8]

Confira sua construção parcial.  

[pic 9]

  1. Novamente, vá até a ferramenta “Distância, comprimento ou perímetro” [pic 10]. Coloque o a cursor do mouse sobre a circunferência e dê um clique. Logo, irá aparecer o seu comprimento. Mude a cor e estilo da circunferência para qual desejares.
  1. [pic 11]Vamos construir mais um ponto. Vá até a ferramenta “Ponto” e dê um clique sobre a circunferência. Apareceu o ponto C? Se sim, correto!
  1.  Selecione a ferramenta “Reta” [pic 12]. Dê um clique sobre o ponto A e depois no ponto C. Logo, surgirá uma reta a.

[pic 13]

  1.  Novamente, selecione “Ponto”. Existem dois pontos de intersecção entre a circunferência e a reta a: um já descobrimos que é o ponto C. Dê um clique sobre o outro cruzamento da reta a com a circunferência c. Logo, surgiu o ponto D.

  1. [pic 14] Vamos ocultar a reta a. Na “Janela de Álgebra”, clique na bolinha azul ao lado da reta a. Ela ficará branca e a reta ficará oculta.

[pic 15]

  1.  Vá até a ferramenta “Segmento” [pic 16]. Dê um clique no ponto C e depois no ponto D. Surgiu o segmento b. Vá até “Propriedades”, mude a cor para Azul, não tracejado e renomeie o segmento b para diâmetro. Repita o processo que fizeste no raio, colocando a medida. Encontre agora a área. (Tente fazer sozinho).

[pic 17]

  1.  Selecione “Mover”. Clique sobre o ponto C e movimente-o. Repita o processo com os pontos A e B. Troque a cor dos pontos para outra de sua escolha, assim sua construção ficará melhor apresentável.

[pic 18]O resultado final ficou assim?

[pic 19]

Parabéns! Concluíste a atividade!

Sugestões importantes

Se desejares confirmar teus resultados com os obtidos no Geogebra, utilize as fórmulas já vistas em aula. Farás um trabalho manual, mas irás confirmar a resposta.

[pic 20]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (126.2 Kb)   docx (65.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com