TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha A Cultura Está Intensamente Vinculada com as Tradições

Por:   •  29/10/2019  •  Resenha  •  1.025 Palavras (5 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 5

Resenha

Tema:

A Cultura está intensamente vinculada com as tradições, crenças, valores, leis o que tem semelhança direta com os costumes das pessoas, desta forma, a cultura se trata de todas as maneiras e atos que o homem determina. a arte como um todo e a história trazem uma união estreita com as oportunas relações e o desenvolvimento cultural, social e científico. A arquitetura expressa a forma como refletimos, atuamos e coagimos. A arquitetura e a arte possuem relações das mais antigas, e se perpetuam até os dias de hoje. Desse modo, elas são formas de expressividade simbólica de uma sociedade, buscando a partir das suas características induzir os sujeitos que a observam a desenvolver sentimentos, emoções e formas de pensar a partir de uma logística predeterminada.

Várias civilizações buscam expressar seus anseios e necessidades por meio das artes incorporadas nas construções arquitetônicas e estas foram desenvolvidas com as mais variadas finalidades, que vão desde a glória das elites à manifestação das crenças de uma ou mais sociedades. As construções em nossas vidas incorporadas aos lugares possuem objetivos dos quais existe um público alvo, o que as torna passíveis de estudo e necessárias para entendimento das objetividades incorporadas. Com isso surge a necessidade de trabalhar a arquitetura e enriquecendo as formas de fazer a construção e proporcionar conhecimento através de suas obras.

        A visão do arquiteto é como agente de transformação em âmbito social e profissional. Enxergar o contexto que a cidade está inserido e entender o seu papel, seja na melhoria ou na construção, a busca por solução para o bem estar comum e valorização do ambiente. O olhar sensível e artístico do arquiteto pode transformar o modo e pensar das conformações das cidades, e com esse olhar abre espaço para a diferenças e necessidades da sociedade. As construções arquitetônicas são traçadas com a arte de exprimir a história em que está inserida, incorporando as necessidades e traços da sociedade.

Criar espaços ajustados à realidade humana, promovendo interação entre  vida e a forma e que estimulem relações saudáveis entre pessoas e cidade, são estes um dos pilares da arquitetura social, desenvolver espaços responsáveis, comprometidos com a vida humana e renovando conexão com a realidade. Pensando em espaços que proporcionam inclusão, acessibilidade, sustentabilidade, respeito aos usuários. Trazendo a funcionalidade para a sociedade, com convicção que o meio é capaz de moldar o comportamento, a arquitetura propõe a promover boas relações e aumentar a qualidade de vida das pessoas.

A arquitetura deve estar cada vez mais envolvida em obras públicas, pois a necessidade de estudar a necessidade da sociedade, o meio em que está sendo construído e desenvolver a melhor forma de envolver  a sociedade neste para que seja toda atendida é a melhor maneira da arquitetura atender a sociedade. Os setores públicos visam ainda o atendimento básico, mas a visão de envolver e atender a sociedade em todos os órgãos públicos, gerando uma unificação e governo e comunidade.

A importância da visão da arquitetura no âmbito educacional para a sociedade é de grande importância, com o intuito não somente de desenvolver um ambiente saudável, acessível e adequado para os alunos. Mas o desafio maior é envolver a sociedade com a escola, levando a participar do ambiente escolar. Trazer maior interação, ampliar a visão de que a escola é para todos e de responsabilidade de todos e não somente do governo. Essa interação proporciona mais humanização e envolvimento de responsabilidade. Desenvolvendo os sentimentos que de unificação, lugar de aprender e que isso seja de forma social, transformador e inclusivo.

Para Doris Kowaltowski, professora da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da unicamp, o ambiente funciona como o ‘terceiro professor’. Para Doris, o projeto arquitetônico deve dialogar com a pedagogia da escola e na construção deve ser feita em parceria com a comunidade escolar.

Sobre a qualidade de ensino no brasil,a arquitetura escolar tenta há anose ser reconhecida pelo papel que desempenha no aprendizado dos alunos. Doris observa que a influência do espaço escolar no aprendizado dos alunos é de grande importância. Essa sendo a primeira influencia para os alunos, chamado de ambiente escolar. Se o ambiente for apropriado para as atividades que o professor quer desenvolver, ele vai ajudar nessas atividades, influenciando na aprendizagem do aluno. As escolas devem ser projetadas para as pessoas e nççao para a forma. Isso não significa funcionalidade, que é prejetar para as necessidades básicas das pessoas. A humanização vai além, é projetar para as percepções e diversidades das pessoas e para que o ambiente seja apreciado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (67.7 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com