TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha As Ideias fora do Lugar e Pai Contra Mãe

Por:   •  23/6/2019  •  Resenha  •  871 Palavras (4 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 4

DISC. DIREITO DO TRABALHO E ADMINISTRATIVO         |        PROF. AQUINO

TURMA: ADM SUP. III                 |            AUTOR TEXTO: ROBERTO SCHWARZ

RESENHA                                       |            TEXTO: “AS IDEIAS FORA DO LUGAR”

Em As Ideias Fora do Lugar, de Roberto Schwarz, um Brasil que convive com a exploração de escravos tenta se adaptar às novas ideias liberais que surgem em países europeus; entendi que o processo de adoção de tais ideias é superficial e dualista, já que no plano prático, o país sobrevivia às custas de uma realidade totalmente oposta a esses ideais.

Imperava no país uma cultura de “favor’, era ele o mecanismo através do qual se reproduzia e governava-se as classes da sociedade; o acesso a vida e a bens materiais, tudo, direta ou indiretamente dependia dele, o fazendo a mediação quase universal entre qualquer relação. Entende-se então que o “favor” se torna incompatível com os ideais liberais, uma vez que a meritocracia é uma das ideias que fundamenta o liberalismo, o que está muito distante do que se tem na cultura do “favor” empregada no Brasil. Tem-se então, por trás das “cortinas”, senzalas, escravos e territórios de serviço e, no “palco”, uma encenação de uma transformação ideológica liberal chocando-se contra essa sociedade escravista e mediada pelo “favor”, o que acaba, portanto, desmentindo tais ideias.

O mais interessante, é que ao mesmo tempo que os ideais liberais europeus eram impraticáveis, eram também indispensáveis; pois, ao longo de sua reprodução social, incansavelmente Brasil põe e repõe ideias europeias, sempre em sentido impróprio. Em suma, o que se vê no país é que as ideias estavam fora de centro, em relação ao seu uso europeu. Por fim, entendi que o Brasil desde sempre carrega o seu “jeitinho brasileiro” de improvisar soluções em situações problemáticas - já que não dava para adotar as novas ideias liberalistas do jeito europeu, ele adotou do jeito brasileiro.

DISC. DIREITO DO TRABALHO E ADMINISTRATIVO         |        PROF. AQUINO

TURMA: ADM SUP. III                 |             AUTOR TEXTO: MACHADO DE ASSIS

RESENHA                                       |            TEXTO: “PAI CONTRA MÃE”

Em Pai Contra Mãe, de Machado de Assis, que se passa no período da escravidão no Brasil, é retratada a busca pela liberdade por parte dos escravos, que fugiam com frequência das senzalas; a história se atém mais especificamente a Cândido Neves, que faz de seu ganha pão o trabalho de caçador de escravos foragidos.

Cândido Neves era um homem pobre que tinha uma vida miserável, vagava de emprego a emprego, até conseguir oficio para pegar escravos; na época o “emprego” era vantajoso para Candinho, trabalhava-se pouco, ganhava-se muito; Cândido Neves lia os anúncios, copiava-os, metia-os no bolso e saía às pesquisas. 

No meio disso tudo, Cândido Neves casa-se e pouco tempo depois a recém esposa engravida, agora, o marido precisa arruma sustento para ele, esposa e o filho que irá nascer – e com a escassez do negócio de caçar escravos o cenário piora, Candinho vê-se na situação de ter que entrega seu filho à adoção por não ter como sustentá-lo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (134.1 Kb)   docx (46 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com