TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: O Espaço da Cidade Contribuição à Análise Urbana

Por:   •  20/11/2019  •  Resenha  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 3

KOHLSDORF, Maria Elaine. Breve histórico do espaço urbano como campo disciplinar. In: GONZALES, Sueli et al. O espaço da cidade – contribuição à análise urbana. São Paulo: Projeto, 1985.

O texto “O espaço da cidade – contribuição à análise urbana”, autoria de Maria Elaine Kohlsdorf, tem como tema central o urbanismo no geral e também no Brasil; e é certo que este surgiu através de investigações em relação ao espaço urbano, que estava sofrendo drásticas modificações geradas pelo êxodo rural resultante da Revolução Industrial.

Os arquitetos eram quem participavam das intervenções na cidade, uma vez que a cidade era um de seus campos de atuação, porém, pela falta de pesquisas, as atividades pré-urbanistas e urbanistas são tidas apenas como atividades de reflexão. Tais reflexões geraram dois caminho; o progressismo descritivo e sem críticas sobre a realidade, uma vez que sempre se lançava ao futuro; e o culturalismo crítico e muito relacionado com o passado. Aqui, a cidade possui uma concepção global.

Segundo Kolhsdorf, ao fim do século XIX a cidade é compreendida como autônoma, física ou funcional, e o urbanismo a partir de então começa a se embasar por meios científicos. A sociologia, a economia, a geografia, começam a ser mais estudadas e relacionadas com o espaço urbano pelo fato de que se o meio se torna “área de convivência” humana, logo, a sociedade, a economia e a geografia estará intimamente ligada ao meio, tornando essencial o estudo das mesmas para o entendimento global.

Na década de 50 do século XX, começa-se a refletir sobre o comportamento do indivíduo para com o espaço urbano, ocasionando pesquisas sobre antropologia e psicologia, resultando em dois grandes pensamentos: o comportamentalismo e o psiquismo. Ambos possuem pensamentos afim de tornar o ambiente como meio de vivência agradável, trazendo os comportamentos físico e psicológicos do homem como base para desenhos urbanos.

No comportamentalismo, sinteticamente falando, acredita-se que o homem transforma o meio a partir de suas necessidades e a partir das condições de técnica; sendo assim, conclui-se que o meio ambiente tem forte influência no comportamento humano. Já o psiquismo aborda as sensações psicológicas do ser humano em relação ao espaço urbano. Ele surgiu através de pesquisas comportamentalistas, possui pontos comuns, mas seguiu um rumo distinto. Dentro do psiquismo surge a área do ecologismo, onde há a preocupação de identificar a influência do meio ambiente sobre o homem, havendo assim uma conectividade com o comportamentalismo. Ainda no psiquismo há uma área que procura evidencias aspectos visuais no meio urbano através da questão estética sendo necessária em toda relação entre natureza e homem.

Trazendo o urbanismo para o Brasil, é possível notar que até metade do século XX, era um país pouco urbanizado, entretanto, o urbanismo já estava presente. Como é sabido, o urbanismo brasileiro surgiu através de influências do urbanismo europeu. A transferência da capital brasileira para o centro-oeste, em Brasília, é um marco tanto para o urbanismo - através do plano piloto com fortes influências da Carta de Atenas (CIAM)-, quanto para a urbanização do país, uma vez que influenciou a migração para o interior brasileiro.

Por ser relativamente recente o planejamento urbano no Brasil, ainda é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (30.5 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com