TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Roteiro de Estudo Teórico Patologia Bucal

Por:   •  25/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 2

Roteiro de estudo teórico Patologia Bucal

1- Estude a diferença entre biópsias incisionais e excisionais, estude as indicações e importância da imunohistoquímica para a patologia,

2- Estude o exame diagnóstico vitroscopia e o exame de raspagem da gaze, buscando conhecer sua finalidade clínica.

3- Entenda a diferença entre lesões em placa e mancha, lesões tumorais e nodulares, pústulas, vesículas e bolhas.

4- Estude as alterações de formação do esmalte dentário, e suas causas como: amelogênese imperfeita, por trauma, infecções periapicais (hipoplasia de Turner). Relembre a patogênese (seria correlacionada a formação, mineralização ou maturação do esmalte). E o aspecto morfológico do elemento dental em cada alteração. Assim como aspectos radiológicos.  E estude os diagnósticos diferencias.

5. Estude a dentinogênese imperfeita tipo I e tipo II suas etiologia e características morfológicas enfatizando as alterações de cor, de forma dos dentes e o exame radiográfico.

6 - Estude os processos de perda de estrutura dentária pós desenvolvimento, suas etiologias mais prováveis e características morfológicas (atrição, abrasão, abfração, erosão).

7 - Estude os processos de distúrbios de pigmentação  intrínsecas (por sangramentos gengivais, hiperbilirrubinemia, uso de medicamentos e fluorose).

8- Estude os processos classificados como distúrbios de desenvolvimento de forma como concrescência, geminação e fusão, diferenciado-as quanto a sua patogênese, características clínicas e radiográficas. Sempre avaliar a provável etiologia envolvida.

9- Estude os processos classificados como distúrbios de desenvolvimento de números de dentes (anadontia, oligodontia e hiperdontia) diferenciando-os entre si, e correlacionado com as síndromes hereditárias e características clínicas tanto das síndromes quanto da cavidade oral..

8-  Estude a importância do reconhecimento dos processos classificados como lesões cancerizáveis da boca (pré-malignas) leucoplasia e eritroplasia. Seus aspectos clínicos e morfológicos. (conceitos de displasia leve, moderada e grave)

9- Estude a importância dos exames de raspagem com gaze na diferenciação de leucoplasia e candidíase, uma vez que ambas podem se manifestar como lesão branca.

10 – Estude a importância da realização do teste de azul de toluidina para avaliação de lesões pré malignas, pois estas têm como característica histológica importante a presença de displasia epitelial.

11- Estude o processo de lesão cancerizável (pré-maligno) queilite actínica, sua etiologia e sua provável evolução (prognóstico)

12- Relembre os casos dados em sala de aula para que auxilie vocês no raciocínio clínico necessário ao diagnóstico.  Busque a compreensão a partir da patogênese, desde o fator etiológico envolvido nas diversas doenças estudadas por você até suas manifestações clínicas e radiográficas.

Este roteiro é para auxiliá-los, não deixem de estudar todo o conteúdo e buscar a bibliografia recomendada para complementar e acrescentar o entendimento das aulas teóricas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (48.6 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com