TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre Bauhaus

Por:   •  9/12/2015  •  Resenha  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS

A FORMAÇÃO DO MOVIMENTO MODERNO

MANAUS

2015


Lorena Cavalcante

A FORMAÇÃO DO MOVIMENTO MODERNO

Trabalho solicitado pelo prof. Mirna da disciplina de Arquitetura Moderna para obtenção de nota parcial no 4° período.

MANAUS

2015


OBJETIVO

Arquitetura Moderna é o conjunto de movimentos e escolas arquitetônicas que vieram a caracterizar a arquitetura produzida durante grande parte do século XX, inserida no contexto artístico e cultural do Modernismo. Não há um ideário moderno único. Suas características podem ser encontradas em origens diversas como a Bauhaus, na Alemanha; em Le Corbusier, na França, entre outros. Um dos princípios básicos do modernismo era renovar a arquitetura de modo a rejeitar toda a arquitetura anterior ao movimento.

Em 1919, Walter Gropius funda a famosa Bauhaus. Ressaltando suas três características principais, sendo o paralelismo entre o ensino teórico e prático, o aluno deveria estudar sob a orientação de dois professores: um artesão e outro desenho.          A ideia de usar o artesanato não mais como objetivo ou ideal romântico, mas como meio didático para a preparação de projetos modernos, produzindo assim produtos industriais. Sofrendo assim uma polêmica, mas Gropius afirmava que artesanato e indústria eram duas coisas totalmente opostas. A importância dele era a educação, que os alunos conhecessem todo o processo, por experiência direta e manual. Assim causou uma mudança fundamental na cultura arquitetônica.

Acreditava-se que o trabalho artístico tinha por finalidade não inventar uma forma mas sim modificar, através dessa forma, o curso da vida quotidiana, e é válido enquanto invade toda a produção e o ambiente onde vivem todos os homens.

Em 1923, Bauhaus teve sua primeira exposição, programado por Gropius, Kandinsky e Oud, com musicas, projeções cinematográficas mas o foco mesmo era a engenharia. Assim a primeira e a mais importante casa foi projetada nos laboratórios de Bauhaus  “Haus am Horn”. Mas no mesmo ano, a escola foi fechada por ter intenções comunistas mais o governo nazista  e industrias interferiram.

Abrindo em 1925 sua sede em Dessau, sendo o único edifício de projeto arquitetônico de Gropius, reservado apenas para ele, tendo funcionalidade, simplicidade e o mais importante atendendo as necessidades. Resumindo-se a um amontoado de paredes e de portas desconjuntadas, a “rigor” Bauhaus ficou pra trás. Uma das novidades mais importantes era o laboratório de metais e o laboratório de móveis, assim abandonando o estudo de metais preciosos para a iluminação elétrica de ferro, em seguida, construção de primeiros móveis de tubos de aço, sendo simples e elegantes. Um dos exemplos foi a cadeira desenhada por Kandinsky com tiras de couro, representando muito a nova fase de Bauhaus.

Em 1928, Bauhaus chega ao seu auge de sucesso, sendo assim Gropius sai do seu posto de diretor dando vaga para Hannes Meyer, o mesmo sendo chefe do departamento de arquitetura. O estudo da arquitetura ficou bem mais importante.

Mas antes de passar a outro ponto, deve-se considerar que a obra de Gropius foi definida como “superação da vanguarda”, assim ele escreveu algumas consequências da sua reviravolta, sendo o projeto não é mais concebido como uma ação simples, mas sim como um série contínua de ações a realidade, as experiências de projetos não são mais consideradas entre si, a arquitetura não deve ser considerada nem como o espelho dos ideais da sociedade, mas sim como um dos serviços necessários à vida em sociedade, a tarefa da arquitetura não diz respeito apenas à questão de qualidade, mas sim na mediação entre qualidade e quantidade. Assim Gropius foi o primeiro a colocar essa questão em tempos modernos. Gropius nunca foi de falar de razão, pelo contrário, a respeito deste ponto suas ideias são hesitantes. O racionalismo que ele invoca não é um programa ideológico mas sim um método de trabalho. “Racionalismo significa humanidade, na medida em que se mantém como válida a definição do homem como animal racional”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (68.7 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com