TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre o texto de Raquel Rolnik até pagina 23.

Por:   •  1/3/2016  •  Resenha  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha Sobre o texto de Raquel Rolnik até pagina 23.

A autora Raquel Rolnik traz a reflexão a respeito do que é cidade, e sua natureza, origem e transformação. Fazendo uma abrangência de todos os seus aspectos e características, e não só uma definição sintética para tal obra fabricada pelo homem e suas idéias. Em seu relato a autora escreve que a cidade significa uma maneira de organizar o território e uma relação política. Sendo assim, ser habitante de cidade, quer disser participar da vida política, nem que sua participação seja apenas submissão a regras e regulamento.

Ela mostra também a evolução urbanística de São Paulo, desde sua origem, em 1954, ate o inicio do século XXI. Não conta apenas a formação do espaço urbano, cita também fatores geracionais e suas conseqüências para toda a população.

A cidade São Paulo foi fundada em 1954 por padres jesuítas que subiram a serra a fim de buscar um local seguro para se instalar e catequizar os índios. No planalto fundaram um colégio sobre uma de suas colinas que ficava próximo aos rios Tamanduateí e Anhangabaú. Ate o inicio do século 19 São Paulo era predominantemente habitado pela mistura de portugueses e índios.

Foi a partir do cultivo do café em meados do século XIX, com as conseqüentes riquezas trazidas pelo fruto, que são Paulo começou a se desenvolver economicamente e como a mão de obra não era suficiente para trabalhar na lavoura, começaram a vir imigrantes em busca de trabalho na lavoura de café, originários principalmente da Europa, que povoaram a cidade e interior do estado.

Toda essa riqueza gerada pelo avanço e expansão da lavoura de café permitiu o acumulo de capital nos pais, que financiou o crescimento industrial, principalmente na área têxtil e alimentícia. Dessa forma os imigrantes organizavam-se em colônias que deram origem aos bairros operários como lapa bom retiro etc..

Nessa primeira parte do livro, a autora ressalta que morar em uma cidade e inerente a vivência coletiva, onde há a necessidade de organização política da vida publica na cidade.

A expansão do caráter mercantil do centro urbanos também é foco do discurso de rolnik, é nessa organização que se constituiu uma divisão do trabalho entre cidades, o surgimento do comercio no período medieval foi o que colocou em xeque o modele feudal e abriu as portas para organizações urbanas. Após isso, a Revolução industrial deu um novo caráter as cidades, pois tornou-as mais atrativas e promoveu intensa migração. A organização sócio política atrelada ao desenvolvimento econômico sempre estiveram intimamente relacionados a expansão das cidades.

A malha viária, definida por bondes e estações de trens, mostrava uma cidade concentrada e densa esse momento de ascensão que era vivido por São Paulo, por conta da cultura cafeeira. Começou também a importância de ter política, influenciando de maneira notória essa área. A cidade na década de 20 sofre uma inflação escassez, uma gripe espanhola chega e mata milhares de paulistanos e tudo isso fez aumentar o descontentamento da pela cidade.

O inicio da verticalização nas zonas centrais chega a partir soa nãos 40, a cidade de São Paulo mudou sua configuração em relação a expansão. Já era de suma importância no setor industrial, passando a ser mais importante no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (57.2 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com