TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - Uma historia Concisa

Por:   •  18/11/2016  •  Resenha  •  650 Palavras (3 Páginas)  •  1.165 Visualizações

Página 1 de 3

Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC GO

Escola de Artes e Arquitetura Edgar Albuquerque Graeff

Disciplina: Teoria, História e Crítica da Arquitetura e Urbanismo V – TH 5

Professor: Pedro Henrique

Aluna: Jennifer Lyn Valenzuela Machado

Turma: A01

Goiânia, setembro de 2016

Resenha: Arquitetura Contemporânea-Uma História Concisa

A seguinte resenha analisa a introdução do livro Arquitetura Contemporânea-Uma História Concisa, de Diane Ghirardo. Publicado em 2002 pela editora Martins Fontes, o livro aborda o universo arquitetônico do final do século XX e suas teorias sociais e políticas. A autora centra-se em grandes projetos especificos, tornando-os paradigmas para sua discussão.

Diane Ghirardo é uma notável autora e professora da University of Southern California. Seu PHD em História e Humanidades é da universidade de Standford e a mesma tem lecionado em diversas universidade da America do Norte, Europa, Africa e Australia.

A partir de 1965, o mundo presencia mudanças em vários campos culturais e soiais, que afetaram vários campos: da arquitetura, cinema, arte, teatro, moda e militar. Tal período foi nomeado como pós modernismo e foi nos Estados Unidos que esse movimento nasceu.

O pós modernismo ganha força no ápice da pesquisa filosófica e científica e sua instabilidade se dá por caracteristicas inerentes a estética e a epistemologia (ramo da filosofia que trata da natureza, das origens e da validade do conhecimento). Na arquitetura, é entendido como um estilo, em sua primeira fase – nos anos 70 – e se caracteriza como um movimento anacrônico (fora de época).

Quatro livros foram fundamentais para a história do pensamento arquitetônico:  A vida e a morte das grandes cidades de Jane Jacob, Complexity and Contradiction in Architecture de Robert Venturi, The Architecture of the city de Aldo Rossi, e Architeture for the poor de Hassan Fathy. Jane critica o planejamento urbano enrijecido dos arquitetos modernistas e defende a vivacidade e a dinâmica das cidades pensadas e projetadas para pessoas; Fathy abordará o tema do colonialismo e a resistência ao modernismo ocidental; Rossi volta ao passado com o objetivo de estudar o processo de desenvolvimento das cidades europeias propondo um modelo de desenho urbano adaptável e criativo baseado na análise das especificidades de cada cidade.  E assim como Rossi, Venturi cria uma vertente de volta a história que atraiu seguidores quando defende o retorno da arquitetura clássica e demais princípios anteriores ao século XX.

O congresso do novo urbanismo foi fundado em 1993, pelos seguidores do movimento cansados da acumulação de capital desde a Revlução Industrial e seus desdobramentos sobre as cidades. A proposta para as novas cidade é a escala modesta e formas orgânicas. Contudo, há uma crítica a permanente visão social separatita. O melhor exemplo de cidade ideal, embora não siga os conceitos do new urbanism, é Almere, na Holanda. Seu projeto possui escala para pedestres, respeitando os demais transportes. As habitações são de baixo custo e conseguem atender a população, não há segregação espacial ou de renda. Realmente um sonho: consegue conciliar as complexidades do mundo moderno com as necessidades da era contemporanea.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (89.4 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com