TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRITÍCA: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO MUNICIPAL COMO PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO LOCAL E REGIONAL DE UM MUNICÍPIO PARANAENSE

Por:   •  1/5/2017  •  Resenha  •  956 Palavras (4 Páginas)  •  966 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS

CURSO DE BACHARELADO EM TURISMO

LUCIMARA SOUZA CASTRO

SARA ARAÚJO DOS ANJOS

RESENHA CRITÍCA: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO MUNICIPAL COMO PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO LOCAL E REGIONAL DE UM MUNICÍPIO PARANAENSE

EUNÁPOLIS – BA

2017

LUCIMARA SOUZA CASTRO

SARA ARAÚJO DOS ANJOS

RESENHA CRITÍCA: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO MUNICIPAL COMO PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO LOCAL E REGIONAL DE UM MUNICÍPIO PARANAENSE

Resenha crítica apresentada a Universidade do Estado da Bahia – Campus XVIII ao curso de Bacharelado em Turismo, como requisito parcial de avaliação da disciplina de Planejamento Municipal e Turismo.

EUNÁPOLIS – BA

2017

REZENDE, Denis Alcides. Planejamento estratégico municipal como proposta de desenvolvimento local e regional de um município paranaense. Revista FAE, Curitiba, v.9, n.2, p.87-104, jul./dez. 2006.

1 CREDENCIAL DO AUTOR

Denis Alcides Rezende é Pós- doutor em Administração, doutor em Gestão da Tecnologia da Informação, mestre em Informática, especialização em Magistério Superior, graduado em Administração de Empresas e em Processamento de Dados, Professor e pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), mestre em Gestão Urbana. Líder da Pesquisa Planejamento Estratégico Municipal, Sistemas de Informação e Gestão Pública. Consultor de Planejamento de Informática e de Gestão de Organizações Privadas e Públicas.

O artigo é constituído por 4 sessões subdivido em diversas subseções. Na primeira sessão que é dividida em 11 subseções há uma visão geral das principais conceituações utilizadas em um Planejamento Municipal. São as seguintes subsessões: Informação e conhecimento no município e na prefeitura; Administração estratégica e pensamento estratégico; Empreendedorismo; Gestão pública, gestão urbana e gestão municipal; Políticas municipais; Planejamento estratégico municipal; Plano diretor da cidade; Plano plurianual municipal; Projetos participativos municipais; Desenvolvimento local e regional. O autor destaca a importância de um Planejamento estratégico sendo um processo contínuo que deve ser revisado constantemente.

O autor indaga ainda que o planejamento estratégico municipal pode-se constituir um instrumento de política pública relevante para o desenvolvimento local e regional, principalmente pelas dificuldades dos recursos financeiros nos municípios. Desde que haja o envolvimento da gestão e a comunidade nas discussões e elaboração do planejamento municipal.

A segunda sessão é apresentada a metodologia utilizada no artigo, utilizando de uma abordagem de natureza aplicada numa realidade circunstancial, com ênfase no método indutivo favorecido pelas experiências vivenciadas do autor pesquisador e enfatiza o método de pesquisa-ação.

Na terceira sessão são descritas o passo a passo da organização e a metodologia proposta para o planejamento estratégico municipal. O autor salienta que antes mesmo de se iniciar um planejamento, deve-se discutir de forma detalhada toda a metodologia para evitar possíveis atrasos.  Rezende ainda ressalta que para se fazer um Planejamento Municipal deve fazer se a junção dos planos dos diferentes setores do município como: plano plurianual municipal; plano diretor da cidade; políticas municipais; projetos participativos municipais; planejamento de recursos humanos; e planejamento de informações e tecnologias, dessa forma, o conjunto desses planos são elaboradas em fases, onde são postas as estratégias para chegar ao objetivo futuro: análises estratégicas municipais; diretrizes estratégicas municipais; estratégias e ações municipais; e controles municipais e gestão do planejamento. O autor volta a salientar que o planejamento estratégico Municipal é um ciclo retroalimentado e em constante amadurecimento.

Na Quarta e última sessão o autor apresenta suas considerações acerca da metodologia aplicada em um Município Paranaense. Para finalizar o autor aponta as contribuições dos resultados desta metodologia aplicada no Município exposto no que diz respeito às práticas cotidianas de gestão municipal, minimizando os problemas relacionados com as implicações de planejamento, bem como no seu desenvolvimento local e regional.

2 CRITÍCA DAS RESENHISTAS

        A pesquisa fornece contribuições sugeridas para o desenvolvimento de municípios, à medida que trata de bases teóricas e premissas sobre planejamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (148.8 Kb)   docx (43.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com