TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Livro "a construção das cidades segundo seus princípios artísticos"

Por:   •  16/10/2022  •  Resenha  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha do livro "a construção das cidades segundo seus princípios artísticos"

Referência:

O livro apresenta as decorrências do estudo "Espaço Social e Lazer; Estudo Antropológico e Arquitetônico do Bairro do Catumbi", feita com o suporte da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Artigo: a vida entre edifícios

O artigo apresenta o local físico construído como um agente no qual influencia nas atividades em diversoss graus de modos variados.

As atividades ao ar livre são divididas em três partes impondo ao recinto diferentes condições que abrangem atividades divididas em: necessárias- parcialmente obrigatórias, onde os indivíduos inclusos são impostos a se envolver, opcionais- onde só se participa se tiver vontade e o local e o tempo tornarem possível, sociais- todas as atividades que acontecem naturalmente com decorrência da frequência de pessoas nos ambientes.

A qualidade do espaço externo influencia diretamente no nível das atividades, se o ambiente é considerado bom as atividades opcionais tendem a crescer levando as sociais. Outro fator que induz a qualidade dos recintos públicos é a presença de outros indivíduos, que acaba estimulando essa qualidade.

A vida entre os edifícios e a necessidade de contato:

A vida nos edifícios e entre eles se da em quase todas as situações, sendo essencial e relevante para espaços, ela traz possibilidades de encontros cotidianos e atividades dentro do espaço residencial assim criando uma cidade “particular”, esse estilo de vida promove contatos interessantes aos que residem no local, o convívio natural gera do ver e ouvir até a roda amigos próximos, o que atribui à diversas oportunidades. Tal estilo de vida da oportunidade de conviver com os demais de uma maneira descontraída.

Contatos são realizados desde a infância por meio de brincadeiras até situações que geram benefícios pessoais e profissionais.

Cidades vivas proporcionam locais onde pessoas podem interagir estimulando e proporcionando experiencias

As pessoas agem conforme o fluxo de gente, geralmente preferem estar em locais onde há um certo movimento ao invés de um local pouco movimentado, entendendo que a principal atração para locais públicos se dá através de atividades humanas (pessoas atraem pessoas)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (34.8 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com