TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Livro de Kenneth Frampton

Por:   •  20/10/2020  •  Resenha  •  264 Palavras (2 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 2

Neste capitulo Kenneth Frampton, relata sobre a arquitetura do Neoclassicismo, que surgiu de duas evoluções diferentes, ele fala que a primeira foi o aumento da capacidade humana de exercer controle sobre a natureza já a segunda a mudança fundamental na natureza da consciência humana que deu origem a uma nova formação cultural igualmente apropriada aos estilos de vida da aristocracia decadente e da burguesia ascendente.

O autor descreve que no século 18 devido ao excesso do antigo regime, formado pelo estilo rococó e barroco, e a secularização dos pensamentos iluministas os arquitetos começaram a buscar um estilo mais autêntico por meio de uma reavaliação precisa da antiguidade, se baseando em obras já existentes e obedecendo aos princípios das mesmas.

Segundo Kenneth, Cordemoy se preocupava com a pureza geométrica, em reação contra dispositivos barrocos como a colunata irregular, os frontões quebrados, colunas torcidas e a ornamentação tinha de ser submetida à adequação. Para ele a coluna livre era a essência de uma arquitetura pura, como foi manifestada na catedral gótica e no templo grego.

O abade Laugier reinterpreta Cordemoy propondo uma arquitetura ``natural´´ universal, constituindo a ``cabana primitiva´´ em quatro troncos de árvores sustentando um telhado rustico em vertente.

Blondel expôs seus conceitos fundamentais. Ele publicou seu projeto de igreja ideal, que exibia com destaque uma fachada representativa, enquanto articulava cada elemento interno como parte de um sistema espacial continuo cujas perspectivas infinitas evocavam um sentimento do sublime. O projeto de igreja sugere a simplicidade e a grandeza que deveriam impregnar a obra de muitos de seus discípulos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (28.1 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com