TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Restauração O Edifício Chanteclair

Por:   •  6/11/2016  •  Artigo  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 2

  Primeiramente o edifício Chanteclair passou por uma análise visual, foram identificadas as interversões que descaracterizavam seu conceito, o que já haverá sido restaurado no ano de 2003 e as patologia, analisadas os danos e tipo de matérias existentes.

 Desta forma foram identificado os seguintes danos:

 

 Podemos analisar q apesar da construção estar em ruinas e sua estrutura comprometida até certo ponto não existia um número acentuado de trincas como é comum vermos em edificações nesta situação, isso se dá pelo sistema o qual foi construído e especialmente pelas paredes transversais internas que servirão como amarração e não permitiram que as fachadas fossem comprometidas estruturalmente.

No seu interior os pavimentos eram sustentados por vigas de madeira as quais não aguentaram e se deterioraram, os danos começaram pelo telhado o qual por falta de manutenção permitiu a entrada de água chegando ao ponto de apodrecer e não mais sustentar as telhas. A partir desse momento o número de patologias aumentaram uma vez que a umidade estava presente no interior e exterior, as esquadrias de madeira também sofreram com as intempéries, as paredes começaram a sofrem assim que seu revestimento foi desagregando, uma ação de fora para dentro da parede já que o prédio tinha poucos casos de infiltração interna, deve-se considerar que além de chuva e sol, a ação da poluição, umidade, acides o prédio sofre com a maresia por estar muito próximo do porto.

 Depois dessa analise chegou-se a conclusão de como intervir e separam os elementos por dano sofrido. Como podemos analisar:

 

––– 

Os ornamentos basicamente foram divididos nós já existentes a serem restaurados e assim servindo de moldes para os demais. Como podemos verificar nas imagens a seguir.

O telhado do edifico não existia mais e o novo foi feito de estrutura metálica preservando apenas sua forma de 4 águas, por recomendação o IPHAN autorizou ser feito desta forma, principalmente pelo fato das treliças serem mais leves e permitirem um vão muito maior sem necessidade de pilares no meio como um de madeiras necessitariam e também descegando menos força na paredes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (59.5 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com