TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Impressionismo, Pos, Expressionismo e Cubismo

Por:   •  5/4/2016  •  Seminário  •  806 Palavras (4 Páginas)  •  1.903 Visualizações

Página 1 de 4

IMPRESSIONISMO

CARACTERÍSTICAS

- Rejeição pela perspectiva.

- Composição equilibrada.

- Ausência de linhas severas de contorno.

- Pinceladas como forma de estrutura.

- Figuras idealizadas.

- Dinamismo Claro/Escuro pela sensação da luz e cor.

- Cores aplicadas diretamente, sem a mistura entre elas.

- Alguns pintores seguiram o Realismo, apenas mudando

para a paisagem do impressionismo.

Iniciou-se com um grupo de pintores independentes com obras rejeitadas no Salão Oficial pela sua proposta de pintura, após protestos doS artistas, houve a criação do Salão do Recusados para suas obras, tido como um marco para o surgimento da Pintura Moderna, foi influenciado pela fotografia na forma de representar o momento e a arte japonesa por representar o cotidiano urbano em uma pintura plana e sem perspectiva. Seu principal objetivo era representar por meio das cores e luzes uma sensação única, a do momento em que foi pintada, enfatizando as características de cada momento do dia e do clima.

MANET: Pintor primordialmente influenciado pelo realismo e naturalismo, procedia da burguesia junto a Baudelaire, foi o precursor do impressionismo devido a seu espírito independente e de seu interesse na sensação do íntimo pela arte trazendo seguidores, entre eles Monet, que mais tarde trouxe ele para a visão da pintura na paisagem, fora do atelier, iniciando de fato sua característica impressionista na pintura.

MONET: Foi um dos membros do grupo impressionista que mais contribuiu no movimento devido a forma como representava o objeto e natureza em seu momento único, sua pincelada foi denominada como uma "lambida". Sua obra "O Sol Nascente" foi a que mais enfatizou o movimento impressionista.

RENOIR: Importante foi também um membro do grupo porém se afasta a medida que começa pintar para burguesia, retratava obras alegres e bonitas, influenciado pelo rococó.

-----------------------------------------------------------------------

PÓS-IMPRESSIONISMO

CARACTERÍSTICAS

- Não foi uma continuidade literal do impressionismo.

- Foi introduzida na ultima exposição impressionista em 1886.

- Serviu de grande influência ao Cubismo (Cezanne), Fauvismo (Gauguin) e o Pontilhismo (Seurat).

- Não foi um movimento uniforme, mas sim de um grupo de artistas

de vários movimentos.

-Insurge-se contra o impressionismo devido à sua superficialidade ilusionista da análise à realidade, porém não foi totalmente contrário pois vários artistas iniciaram no impressionismo, levando algumas características técnicas de acordo com o pintor.

- Queriam aprimorar os valores criados pelo impressionismo.

VAN GOGH: Inicialmente sua obra era ligada a problemas sociais, cores sombrias e personagens melancólicos, suas pinceladas eram violentas, agitadas e curtas, utilizando suas tintas sem misturar. Em 1886 descobre o impressionismo em Paris abandonando as cores sombrias e utilizando cores fortes, vibrantes, deixando de representar problemas sociais para pintar paisagens.

CEZANNE (Cubismo): Evitava retratar emoções em seus quadros, ao contrário dos impressionistas que enfatizavam a luz, Cezanne valorizava a forma e massa. Influenciou o cubismo devido sua linha de desenvolvimento de abstrair da natureza formas, cilindros, cones e esferas, de modo a simplificar os objetos, não como resultado final da obra mas sim como seu processo de criação

GAUGUIN (Fauvismo): Sua pinturas eram altamente decorativas, cores chapadas, desenhos vigorosos e linhas curvas, explorava o sentimento profundo e não superficial, causando a distorção na forma de representar os objetos. Influenciado pelo Taiti, sua obra de mais importância, "Cristo Amarelo" influenciou mais tarde ao Fauvismo, movimento que prezava pelas cores puras e sentimento de felicidade.

SEURAT (Pontilhismo): Sua pintura era

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (68.9 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com