TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimentos Artísticos Impressionismo, expressionismo e cubismo

Por:   •  15/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.422 Palavras (6 Páginas)  •  1.546 Visualizações

Página 1 de 6

COLÉGIO ADVENTISTA DE INDAIAL

Movimentos Artísticos

Impressionismo, expressionismo e cubismo

06 de junho de 2016

João Augusto M. Brassiani 

Introdução

Neste presente trabalho serão apresentados três importantes movimentos que marcaram os séculos XIX e XX, o impressionismo, expressionismo e o cubismo.

Cada movimento terá suas peculiaridades e percursores citados, e também suas fases. O que levará a entender e identificar melhor os estilos que serão abordados ao longo do trabalho.

Impressionismo

O impressionismo foi um movimento artístico que ocorreu durante os anos de 1871 a 1914, que nasceu na França. Ela era uma forte concorrente das academias de artes, enquanto as obras dos acadêmicos eram expostas nos “Salons”, as obras impressionistas eram circuladas por fora do meio tradicional.

Claude Monet, um dos principais escritores do movimento, foi quem deu nome para o mesmo, através de uma crítica feita por intermédio de uma obra, "Impressão, nascer do sol", de 1872.

Os pintores desse estilo costumavam pintar suas telas ao ar livre, para que capturar as diferentes tonalidades que os objetos ilustrados refletiam estando em contato com a iluminação solar em determinados momentos do dia.

Ele serviu como um divisor para a pintura, pois seus artistas não se prendiam somente ao realismo acadêmico, apesar de terem sido influenciados por correntes positivistas, que priorizavam a precisão e o realismo.

As obras impressionistas tinham como referência efeitos visuais para fixação do instante, seus pintores buscavam reproduzir as sombras de forma luminosa e colorida, dessa maneira o preto era uma cor a ser descartada. A presença de contrastes e de luminosidade transmite uma sensação de prazer da forma que é percebida em contornos.

Outra característica das telas desse movimento foi à abolição de temas relacionados à mitologia, religião e fatos históricos. Buscavam-se temas relacionados ao cotidiano, na maioria das vezes de uma forma mais fugaz. Também procuravam temas que focavam em impressões da realidade em detrimento da razão e da emoção.

Os pintores perceberam a fonte das cores nos raios solares, buscaram demonstrar a mudança no ângulo dos mesmos e na implicação disso na alteração de cores, pois a luz para os impressionistas constrói a forma, captava a mesma paisagem nos diversos momentos do dia e nas várias estações do ano.

        Os principais artistas do impressionismo foram Claude Monet, Édouard Manet, Auguste Renoir, Alfred Sisley, Edgar Degas, Camille Pissarro.

No Brasil o impressionismo teve como representante mais expressivo Washington Maguetas.

Ao longo do impressionismo surgiram outros movimentos que foram chamados de pós-impressionismo. Suas características iriam ser uma visão mais subjetiva do mundo, uso do pontilhismo, de cores vivas e outras mais. Que tiveram como principais expoentes Paul Cézanne, Vincent Van Gogh, Paul Gauguin.

Expressionismo

O expressionismo veio em oposição ao impressionismo, surgindo no final do século XIX com características que ressaltam a subjetividade, ele tinha como objetivo mostrar o mundo não de forma concreta como os olhos veem, mas sim de uma maneira psicológica, transmitindo através da tela emoções.

Este movimento tinha como objetivo romper com o impressionismo e as academias de artes então se tinham como características do estilo a criação de obra através da visão dos artistas, mostrando certos comportamentos psicológicos, sendo bem comum o uso de pessoas com uma aparência estranha ilustrando o problema dela, bem contextualizado na obra “O Grito” do norueguês Edvard Munch. Na maioria das vezes era pintado somente uma pessoa só em estado de solidão ou miséria demonstrando a angústia e ansiedade que tomava a Europa naquele período antecedente a Primeira Guerra Mundial.

Um dos percursores e principal pintor foi o holandês Vincent Van Gogh. Van Gogh nasceu em 1853, filho de um pastor, era um homem profundamente religioso que trabalhara como pregador leigo na Inglaterra e entre os mineiros belgas. Seu irmão mais novo trabalhava na loja de um marchand apresento-o para alguns pintores impressionistas, além de que ajudou a pagar a viagem de seu Vincent para Arles, na Provença. Van Gogh acreditava que se fosse para lá, um lugar mais sossegado poderia ter mais sucesso em suas obras e vende-las futuramente e recompensar seu irmão. Durante o período que ficou em Arles, ele escreveu inúmeras cartas com forma de diário para seu irmão contando como se passavam seus dias.

Através desses registros é possível conhecer a incrível tensão que Van Gogh sentiu durante todos os anos que esteve longe de casa. Até que um dia cedeu a loucura e teve que ser internado. Mesmo sobre sofrendo continuou pintando. Até que em julho de 1890 faleceu, com 37 anos.

Hoje em dia a maioria das pessoas conhecem pelos menos algumas de suas obras, como os Girassóis, a Cadeira Vazia e sendo expostas em salas de qualquer tipo de pessoa, atingindo então o seu objetivo que era não só que os ricos apreciassem suas obras, mas sim que todos pudessem sentir alegria e o consolo que suas pinturas passam.

Em suas pinturas ele utilizou técnicas impressionistas e o pontilhismo de Seurat. Costumava pintar em pontos e pinceladas de cor, mas, além disso, em suas pinceladas ele transmitia seus sentimentos. Por isso ele foi um pintor que conseguiu descobrir a beleza que há nos restolhos, cercas vivas e dos trigais, galhos e demais coisas.

Em função dessas características e muitas outras Vincent Van Gogh foi um dos mais importantes pintores que já existiram no meio artístico.

Cubismo

O cubismo foi um movimento principalmente artístico que surgiu no século XX e um dos mais importantes de sua era.

Ele foi um estilo artístico um tanto quanto polêmico para os padrões da época já que se utilizavam formas geométricas, na maioria das vezes cubos e cilindros para criação de quadros, diferente do que era pregado naqueles anos, que eram pinturas que priorizavam a perfeição das formas na busca da imagem realista da natureza.

O marco inicial do movimento foi em 1907 na cidade de Paris, pelo famoso artista Pablo Picasso com sua obra Les Demoiselles d''Avignon. Nessa obra podemos identificar a influência africana devido ao uso de máscaras nas mulheres, podem-se ver também marcas de sensualidade nas poses feitas pelas mulheres, principalmente as duas que ficam mais ao centro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (110.4 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com