TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Sistemas Estruturais

Por:   •  17/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  605 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo Sistemas Estruturais

Fundação profunda: são aquelas em que a carga é transmitida pela superfície lateral por resistência de atrito ou pela base, resistência de ponta.

Principais tipos:

Estaca – pode ser executada por cravação a percurssão, prensagem, vibração ou por escavação, de formato cilíndrico ou prismático que podem ser pré-moldadas ou moldadas in loco. Servem para transmissão mais profunda de cargas, contenção de empuxo e compactação de terreno. Podem ser de madeira(D = 0,15 + 0,02L), aço(vantagens: cravadas em quase todo tipo de solo, facilidade de corte e emenda, grande capacidade de carga, trabalham bem a flexão; Desvantagem: custo maior) ou concreto (indicadas para transpor camadas extensas de solo mole, principal desvantagem é no transporte).

Estacas Broca (in loco) – só podem ser executadas acima do lençol freático, possuem até 6m de comprimento e são executadas por um equipamento no formato de um saca rolha.

Estacão – deriva das brocas e, por isso, deve-se adotar os mesmos cuidados, perfurado por meio de escavadeiras hidráulicas, indicados para solos com lençol freáticos e pequenos matacões.

Mega ou de Reação – possuem 0,5m de comprimento e são cravadas por compressão com um macaco hidráulico, sua desvantagem é alto custo e longo tempo para cravação. Indicada para recuperação de estruturas que sofreram recalque, dano ou que receberão uma carga maior.

Raiz – estacas moldadas in loco com circulação de água ou método rotativo, executadas com injeção de argamassa ou calda de cimento sob baixa pressão. Indicada para reforço de fundações, necessidades de ultrapassar camadas rochosas e vizinhança sensível a vibrações ou poluição sonora.

Hélice – moldada in loco, feita por uma hélice contínua junto com uma injeção de concreto, pode ser executada em terrenos coesivos ou arenosos, com ou sem lençol freático e até camadas de solo resistentes. Alcança profundidade de até 24m.

Strauss – o sistema de execução usa revestimento metálico recuperável, de ponta aberta para escavar o solo, podendo ser usada em solo seco ou abaixo do nível de água, feita com concreto simples ou armado, tem como vantagem a leveza e os materiais simples, utilizada em locais confinados, acidentados ou interior de construções com pé direito baixo.

Simplex ou por compressão – feita por meio da cravação, com um tubo espesso com ponteira metálica (recuperável) ou elemento pré moldado de concreto (concretagem), é preenchida com concreto plástico e depois retira-se o tubo de uma só vez.

Franki – moldada in loco que emprega um tubo de revestimento com ponta fechada, de modo que não há limitação de profundidade. Talvez sejam as mais usadas atualmente, é cravada através da bate-estaca até a profundidade desejada. Recomendada para terrenos cuja camada resistente encontra-se em profundidades variadas ou pequenos matacões. As vantagens são a grande aderência ao solo devido a sua rugosidade e pode ter o comprimento necessário; as desvantagens são por conta da pega do concreto acontecer em contato com o solo e das vibrações que causam em edificações vizinhas.

Tubulão – se dá através da escavação de um fuste cilíndrico e uma base alargada tronco-cônica a uma profundidade igual ou maior que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com