TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumos textos transporte e mobilidade urbana UFABC

Por:   •  26/2/2019  •  Resenha  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  622 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMOS TEXTOS Transporte e Mobilidade UFABC

1. Mobilidade sustentável no Brasil: É possível? Nazareno Affonso

Este pra mim, o melhor texto da disciplina, cujo não estava nos obrigatórios pra ler. Faz uma abordagem sobre o império dos automóveis, que ao longo de décadas, e ainda hoje, conta no Brasil com privilégios significativos. O autor discute sobre a possibilidade de uma era pós automóvel, com as ruas mais democráticas.

2. Transporte urbano e inclusão social. Elementos para políticas públicas. A. Gomide. 2003

O texto mais completo da disciplina, faz a relação de pobreza e exclusão social, mostrando que o império dos automóveis potencializa o problema da segregação brasileira. O autor demonstra que a inexistência de um serviço de transporte adequado implica a queda da mobilidade urbana dos mais pobres, restringindo suas capacidades e oportunidades.

3. Instrumentos de desestímulo ao uso do transporte individual motorizados. Gomide e Morato

Primeiramente o autor mostra que os veículos leves consomem muito mais energia, transportando menos passageiro, mostrando ser ineficiente, que o modelo de motorização universal é insustentável. Além disso, mostra que as medidas de melhoria de transporte público coletivo têm de ser acompanhadas de instrumentos de desestímulo ao uso do automóvel. Por conseguinte, mostra exemplos de desestimulo, como a taxa de congestionamento, rodízio de veículos, taxa por quilometragem e a restrição ao estacionamento, mostrando os resultados das experiências internacionais.

4. Raízes históricas da concentração e da (i)mobilidade. Silvana Zioni 2008.

Mostra a história da urbanização desordenada da cidade de São Paulo, desde o começo do século XX até hoje. Cita como que setores empresarias, imobiliário, indústria automobilística atravessaram o século XX criando obstáculos à implementação do sistema de transporte coletivo. Conclui que se o transporte público é prejudicado gera com que a produção de riquezas na cidade também fique ameaçada.

5. A mobilidade urbana: uma agenda inconclusa ou o retorno daquilo que não foi. Gomide e Galindo 2014

Dialoga com o texto de 2003, além de citar sobre as jornadas de junho de 2013, que trouxeram a tona o debate de transporte, cuja sempre foi o centro das atenções das contestações populares.

6. O mercado de viagens e as disputas em torno das linhas de ônibus - Marcos Campos

Conta a história do transporte coletivo da cidade de São Paulo, desde a sua fundação com o serviço de auto-ônibus, até chegar hoje a sp trans. De como o pequeno grupo de tubarões do transporte vem hegemonizando o mercado paulistano há décadas. O autor da destaque também à política de sistema integrado em São Paulo, que tinha como um dos objetivos enfraquecer a máfia dos perueiros.

7. Comunicado Ipea 128 – 2012

O comunicado mostra que foi sancionada a Lei nº 12.587, em 3 de janeiro de 2012, que estabelece as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana após 17 anos de tramitação no Congresso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (33.8 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com