TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do livro Design Industrial – bases para a configuração dos produtos industriais de Bernd Löbach

Por:   •  3/10/2018  •  Resenha  •  1.723 Palavras (7 Páginas)  •  1.593 Visualizações

Página 1 de 7

Comentário: Pergunta se o que esta atrás do design, o conceito de design, ficando obscuro o que é o design realmente.

Levando assim cinco pontos sobre o design:

Usuário do ambiente criado: O ponto de vista usuário tem mais interesse na finalidade e não a forma como esta sendo construído determinado produto. Conceito de design do fabricante é vender o produto. Ex. Projeto de Arquitetura mais elaborado.

O fabricante do ambiente criado, por exemplo o fabricante de produtos industriais, segundo sua visão

A terceira posição é sustentada por um crítico marxista, que contempla este empresário como um explorador de seus empregados, que são obrigados a comprar o produto de seu próprio trabalho.

A quarta postura é a do designer que, ao trabalhar no projeto de um produto, coloca-se entre os interesses do empresário e aqueles dos usuários, e deve representar os interesses destes frente aos daquele.

O design procura resolver todos os problemas de seus usuários, unindo a vontade do usuário e do empresário.

A quinta postura seria a de se tornar advogado dos usuários do ambiente criado artificialmente (habitantes de um bairro, usuários de produtos industriais etc.) que na maior parte das vezes não podem expressar seus interesses e raramente participam dos processos de planejamento ou de design.

O processo de comunicação começa pelo empresário, após o projetista, após usuário e após o recurso financeiro para o empresário de novo.

O design ambienta enquadra seis tipos de design: Planejamento regional e territorial, Planejamento paisagístico, Planejamento e configuração urbana.

Arquitetura, Design industrial, Configuração dos meios de comunicação.

Design Industrial basicamente criação de um produto que ao mesmo tempo tenha um visual interessante e suprindo ao mesmo tempo as necessidades.

Grupo 02 – (p 24 a 40)- Daynelly, Ana,Felipe e Lurian

Fundamentos da configuração do ambiente projetual – (p.24) até produtos industriais (p.40)

Comentário: Todo mundo tem um problema e geralmente são específicos nossos, os consumidores, o designer industrial deve suprir necessidades de grupos com determinados com mesmos gostos, ou necessidades.

Que nós precisamos de produtos desconhecidos, que ainda não utilizamos, não conhecemos, pois quando utilizamos passamos a precisar disso.

Precisamos de outras pessoas para cooperação ou interação, como o projetual pode facilitar a vida do consumidor.

Aprimorar o que já existe também é uma forma de saída para o usuário.

A concepção industrial começa através da pesquisa no mercado.

E através do objeto há a satisfação de necessidades.

Objetos naturais, que existem em abundancia sem influência do homem.

Objetos modificados da natureza; os montes de feno são decorrentes da ação do agricultor quando o transforma o capim em feno para a alimentação dos animais, esses montes, como muitos outros são objetos modificados pela natureza.

Objeto de uso; os objetos de uso são um retrato das condições de uma sociedade, antes os objetos de usos eram fabricados por processos manuais, hoje já são projetados por um designer industrial e fabricados através de máquinas especializadas para desenvolver as determinadas atividades.

Objeto artístico; ele se torna especialmente adequado para transmitir relações complexas de uma forma concentrada ali nele, além disso, possui um aspecto adicional, sua estrutura estética pode se converter a única fonte de informação.

Produtos artesanais, trabalho manual e trabalho industrial ao mesmo tempo lançando moda satisfazendo nossas necessidades.

Grupo 03 – (p.41 a 53) – Vitor, Kelvin, Vinícius e Lúcio

Categorias de produtos industriais – p.41

Comentário: A tarefa do designer industrial se constitui em adaptar os produtos industriais ao comportamento das pessoas durante o seu uso. Adaptando sua função em todo seu desenvolvimento.

No inicio do texto ele cita que existe duas categorias, como ocorre o processo de uso, o que significa o produto para o usuário, o valor que tem para ele e quantas pessoas utilizam o produto, se utilizado domestico.

Produtos de Consumo: São aqueles de deixam de existir após seu uso. Ex: enlatados.

Produtos de Uso 1: Para uso individual. Ex: caneta, celular.

Produtos de Uso 2: Para uso de determinados grupos. Ex: Banheiros.

Produtos de Uso 3: Produtos para uso indireto. Ex: motores.

Grupo 04 – (p.54 a 71) – Andressa, Verônica e Laíse

Funções dos produtos industriais

Os produtos possuem diversas funções, que podem ser hierarquizadas pela importância. A função principal está sempre acompanhada de outras funções secundárias que seriam estética e simbólica.

A função prática de um objeto não pode excluir consciente ou inconscientemente a função estética do mesmo.

As funções prática são produtos de todos os aspectos fisiológicos do uso. Exemplo uma cadeira que tem que satisfazer as necessidades fisiológicas, como o assento ser arredondado nas bordas, encosto serve para suporte da coluna, e os apoios do braço.

A função estética é a relação entre o produto e o usuário no nível dos processos sensoriais. Exemplo é uma balança domestica para cozinha, cita –se os parâmetros que foram usados para criação da balança.

Após estudos trocaram o design do objeto trazendo uma maior atenção para o mesmo, maior entendimento.

Percebendo que a função estética chama mais atenção, é mais observado, perceptível mais rápido assim aumentando as vendas e uma maior renda econômica.

Função simbólica é uma lembrança ou sensação e também esta ligada por fome, tratamento de superfície, sempre associando a outra coisa, através da percepção simbólica.

Alusão a cozinhador de ovos, o estudo para essa forma, não houve entendimento do grupo sobre a relação sacro e mística com o produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (55.1 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com