TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Livro Design

Por:   •  21/3/2019  •  Resenha  •  967 Palavras (4 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 4

A Evolução do Design

Livro: “Uma introdução à História do Design” - Rafael Cardoso

Primeiras histórias do design foram escritas no período modernista. Tem como prioridade abertura de novas possibilidades.

Design= ideia de plano, desígnio, intenção, arranjo e estrutura. Surgiu no início do século XIX na Inglaterra, principalmente na industrial têxtil, na confecção de tecidos.

Criação de um sistema de fabricação que produz quantidades grandes a um custo que diminui rapidamente. No mercado de artigos de luxo se encontram os primórdios da organização industrial.

Quase todos os países europeus nos séculos XVII e XVIII fundaram manufaturas reais, ou da coroa, para fabricação de produtos, artigos de luxo como louças, têxteis e moveis. Começaram a surgir industrias de iniciativa privada. A produção começava a aumentar, e também as oficinas e fábricas, iniciou a separação de fases de projeto, planejamento e execução.

A indústria precisava de pessoas para o trabalho artesanal, não somente o uso de máquinas. Larga escala de produtos sendo criados.

Possibilitou a expansão dos meios de comunicação tradicionais como livros, jornais, alavancou as vendas na indústria. O aperfeiçoamento de técnicas de impressão gerou grande revolução. Surgimento de imagens nas impressões.

Antonio Augustini – no Brasil, fazia mensagens críticas sobre questões políticas.

Iniciou no século XVIII. Processo mais demorado para entrar no design. Logo, o método que utilizava do uso de luz negativa, foi se espalhando pelo mundo. Fotografia não era usada para expor produtos e pra venda, usada para se retratar ( a própria imagem).

Crescimento da população urbana, surgiram as divisões das classes. Os designers criavam projetos para cada classe, cada qual com seu aspecto. As classes queriam demonstrar status (príncipes e militares mostravam nas suas vestimentas), as fachadas de casa com ornamentações, o interior da casa começa ser visto como personalidade dos donos.

Design teve seu papel na reconfiguração social contribuindo para projetar a cultura material, e visual, como em anúncios. Outro foco para os designers foi a evolução dos eletrodomésticos.

Antes do século 19 o consumo era por necessidade, após esse século as pessoas de classe mais alta começam a comprar como forma de lazer. Surgem duas grandes invenções, o salão de exposição e os livros de amostras. Em 1840 começam a surgir as empresas de publicidade.

Desejo de buscar um estilo que refletisse e acompanhasse as invocações e modernidades da sociedade industrial. Surgimento de revistas no Brasil, como a Kosmos, a Careta e o Malho, Cinearte, com um projeto de altíssima qualidade estética.

Ford começou a pensar na produção em massa, em menos tempo – produtos para quem era rico (carro). Objetivo de reduzir os custos de produção e baratear o produto. Luxo e estética estavam distante das preocupações dos engenheiros que o criaram. Carro forte, durável e robusto, preto (FORD T).

Nacionalismo, exerceu um importante papel na história e evolução do Design (criação de escolas de Design).  

Surgiram novas tecnologias e materiais como plástico e alumínio. Em 1930 surgiram os quadrinhos de grande importância para os designers. Entre os anos 1920 e 2940 houve a inter-relação de textos e imagens em jornais, revistas, livros e cartazes. No Brasil houve a grande ascensão de empresas de editoria ex a de Monteiro Lobato. Ganharam destaques ilustradores e capistas, marco fundamental do designer gráfico brasileiro – Tomás Santa Rosa – 1934 – 1954. Expansão das mídias, do cinema, traz o designer da moda, trazendo nomes como coco Chanel. 1930 – meios de transporte como avião e automóvel pelos designers sofriam arredondamentos e alongamentos para a estética. Designer Raymond Loewy foi o profissional que atingiu maior grau de fama e sucesso profissional no streamlining.  Surgimento no consumismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (75 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com